A verba que avulta mais nos reembolsos e reposições é a da compensação de aposentação, com 1560 contos, mais cerca de 400 contos do que em 1959.

As receitas são as que seguem:

contos

Assistência aos funcionários civis tuberculosos .............. 109

Contribuição dos municípios para conservação de

Reembolsos, reposições e indemnizações à Fazenda Nacional .... 45 Nas consignações de receitas, com o elevado quantitativo de 13 295 contos, ou 22,8 por cento do total, houve o aumento de 1948 contos.

As duas verbas maiores são as dos correios, telégrafos e telefones, com cerca de 5059 contos, e a do fundo de assistência, com 3828 contos.

As restantes, em grande número, podem agrupar-se na forma que segue:

Contos

Emolumentos do pessoal das alfândegas 962 Emolumentos do pessoal da Capitania dos Portos .............. 422

Realizaram-se progressos nas cobranças em quase todas as rubricas. As obras em curso no arquipélago e estudos de diversa natureza têm sido financiados por investimentos provenientes da metrópole, sob a forma de empréstimos e subsídios, e em muito menor escala por saldos de anos económicos findos.

Em 1960 as receitas extraordinárias tiveram a origem seguinte:

Contos

Subsídio concedido pelo Ministério

Não há outro meio de financiar o desenvolvimento económico e social da província que não seja o de financiamentos metropolitanos. Os empréstimos constituem a base das obras realizadas nos últimos anos.

Por isso e por outras razões a delicadeza do seu emprego é de considerar. Grande porte dos investimentos terão de ser liquidados no futuro e se houver dissipação em obras improdutivas, ou mal planeadas e de reprodução lenta ou pequena, as dificuldades serão grandes.

Talvez houvesse vantagem em fazer intervir os recursos do Estado na instalação de indústrias ou explorações, já que parece não ser possível acelerar o fomento económico apenas através da iniciativa privada.

Evolução das receitas extraordinárias A partir de 1955 o emprego de recursos externos à província sob a forma de empréstimos e subsídios acentuou-se muito, como se deduz dos números que mostram a evolução das receitas extraordinárias:

A subida em 1960 foi muito grande, visto terem-se utilizado, de empréstimos e subsídios, perto de 120000 contos, além de outros recursos no valor de 7085 contos.

Neste exercício a receita extraordinária é superior ao dobro da receita ordinária, o que denota grande actividade. Os gastos no plano rodoviário, no fomento agro-pecuário e no porto Grande de S. Vicente exigiram grandes dispêndios. Adiante se especificarão as obras realizadas.

Receitas totais Em 1960 as receitas totais da província atingiram 185 051 contos, mais 83 219 coutos do que em 1959. O que há a assinalar, por inédito nos orçamentos ultramarinos, é a elevada percentagem das receitas extraordinárias. Com efeito, o total das receitas é formado do modo que segue.