Na administração civil, com o dispêndio de 1613 contos, a melhoria de verba foi de 130 contos, o que não parece ser por aí além, considerada a extensão do arquipélago.

Outras verbas mantiveram-se nos níveis anteriores, com pequenas diferenças. Todas as rubricas além das mencionadas têm dotações inferiores a 1000 contos.

Serviços de Fazenda Atinge 6349 contos a despesa destes serviços, que englobam as alfândegas. Houve um aumento de 1166 coutos. A discriminação da despesa é a seguinte:

Já o ano passado se dera um acréscimo de mais de uma centena de contos nos serviços aduaneiros. Este ano a maior valia nesta rubrica aproxima-se de 1000 contos (930 contos). Nos serviços da Fazenda e contabilidade também houve o acréscimo de 214 contos. A maior parte da despesa que podia ser contabilizada nesta rubrica inclui-se no orçamento das despesas extraordinárias.

No capítulo apenas se inclui o pessoal dos quadros e pouco mais. A verba que mais pesa é a dos correios, telégrafos e telefones, que comparticipa no total com 77 por cento.

A seguir discrimina-se a despesa dos serviços do fomento:

Tirando o aumento substancial nos correios, telégrafos e telefones (mais 771 contos), pouco há a mencionar além de uma diminuição de 426 contos nas obras públicas, agrimensura e cadastro. As despesas extraordinárias incluem as despesas destes serviços.

A receita ordinária dos correios, telégrafos e telefones foi de 5059, contos, idêntica à despesa. Afãs estes serviços receberam o subsídio de 638 contos. A despesa destes serviços, de 2619 contos; foi menor do que a do ano anterior e divide-se como segue:

Contos

Forças aéreas ................ -

Parte da despesa com a defesa está a cargo da metrópole. A verba da despesa destes serviços anda à roda de 2073 contos e divide-se do modo seguinte:

Contos

Encargos gerais No grande número de rubricas de despesa destes serviços sobressaem as da assistência pública e dos subsídios e pensões, a primeira com 3828 contos e a segunda com 1291 contos.

O aumento do capítulo em relação a 1959 foi de 828 contos, como se nota a seguir:

Reforçaram-se as verbas dos subsídios e pensões e as da assistência pública com quantias apreciáveis. Alguns outros reforços de despesa têm menor importância.