O mapa mostra em pormenor o destino das verbas pagas. Ainda as cifras se podem sumariar assim:

Vê-se que continuam a ser gastas somas muito sensíveis no fomento agro-pecuário - 12 503 contos em 1969 e 21 963 contos em 1960.

Julga-se que devem ter sido grandes os progressos, em vista das verbas gastas no I e II Planos de Fomento. Nada se pode afirmar por enquanto. Mas este ano o que se despendeu no plano rodoviário ultrapassa muito o que se utilizou em outras rubricas. A importância gasta na construção de estradas passou de 5400 contos em 1959 para 59 034 contos em 1960. A construção de estradas em Cabo Verde é muito dispendiosa, dado o relevo topográfico do terreno e a sua natureza. Mas as somas gastas representam um esforço apreciável no sentido de melhorar as comunicações terrestres.

Ainda no porto de S. Vicente se utilizaram em 1960 cerca de 17 352 contos. Esta obra, que representará, quando concluída, um benefício real para Cabo Verde, deve estar pronta dentro em breve. Necessitará de alguns complementos de natureza industrial e poderá até certo ponto servir de base a actividades económicas que melhorem as condições da província.

Também Há verbas de interesse para transportes, construções escolares, construções hospitalares, aproveitamentos de água doce e outras, que de preferência deveriam ter cabimento em outras dotações de despesas ordinárias, ou antes, que não deveriam ser pagas por empréstimos. A falta de recursos obrigou a sua contabilização na conta de empréstimos.

Outras despesas extraordinárias Por conta de saldos de anos económicos findos (4394 contos) de subsídios reembolsáveis (1000 coutos) e do fundo de reserva (1691 contos) gastaram-se 7085 contos. Utilizaram-se na construção do Palácio da Justiça da Praia (800 contos), em moradias para funcionários públicos (1126 contos), na comemoração do 5.º centenário do adiamento das ilhas (1000 contos) e em outros fins, incluindo grandes reparações de edifícios.. A soma das receitas ordinárias e extraordinárias elevou-se a 185 051 contos. As despesas arredondaram-se em 178 401 contos. O saldo foi, pois, de 6650 contos, que é a diferença entre as receitas e despesas ordinárias, visto serem idênticas as receitas e despesas extraordinárias.

O quadro seguinte dá o movimento da conta geral:

Uma parte deste saldo já foi utilizada no orçamento de 1961.

Saldos de anos económicos findos Os números seguintes definem o movimento dos saldos acumulados e a sua utilização:

contos

Plano de saneamento e defesa das

condições sanitárias da população ............. l300

Plano de fomento e assistência ................ 3 528

Abono de família e suplemento de vencimentos .. 3 162

Estudo dos portos e estabelecimento do plano de melhoramento da rede de comunicações terrestres e das condições fisiológicas locais ........... l 804

Melhoramentos hidroagrícolas, florestais e pecuários .................................. 2 563

Subsídio extraordinário aos correios, telégrafos e telefones ........................ 5 000