A administração civil e a instrução pública vêm a seguir. Na instrução pública ainda houve um acréscimo de 373 .contos, que, com o de 1959, sobe a 1550 coutos em dois anos.

O desenvolvimento da rede de instrução primária e o funcionamento do Liceu Honório Barreto e das escolas técnicas hão-de exigir novos esforços. Todas as outras rubricas, com excepção das missões religiosas e da segurança pública, além de pequenas verbas, acusam diminuição, mais pronunciada na saúde pública e na administração civil, com cifras superiores a 1000 contos.

Serviços de Fazenda Nestes serviços o decréscimo foi muito pequeno, de apenas l conto. A despesa reparte-se da forma que segue:

As economias feitas nos serviços de Fazenda e contabilidade e nos aduaneiros reforçaram a verba do almoxarifado, devido & necessidade de aquisição de material. Também se deu uma diminuição de 47 contos nestes serviços, que tiveram a despesa seguinte:

Contos

O decréscimo para 534 contos proveio de menores encargos e de material. A despesa total dos serviços de fomento acusa uma diminuição de 4068 contos relativamente ao ano anterior. Arredondou-se em 21 927 contos, comparáveis com 25 995 contos em 1959.

A sua repartição é como se indica n seguir.

Vê-se nas cifras que o decréscimo ocorreu nos serviços próprios e nos autónomos., mas acentuou-se muito nos últimos pelas razões adiante mencionadas.

E possível discriminar a despesa dos serviços de fomento, de modo a destacar os serviços privativos ou próprios e os autónomos:

Notar-se-ão certamente pequenas verbas nalguns serviços próprios. Aliás, a maior parte da despesa, cerca de 14 984 contos, pertence aos serviços autónomos, que em 1959 consumiram importância muito maior - 18 146 contos.

Serviços privativos A verba de obras pública», portes e transportes (1797 contos) é muito baixa. Há que considerar, porém, que a despesa, normalmente referida nestes serviços em outras províncias, encontrou lugar neste capítulo dos encargos gerais.

Outra verba de relevo é a da aeronáutica civil, que estabelece as ligações aéreas com aeródromos vizinhos.

Algumas rubricas têm pequena importância financeira, embora uma, a dos serviços de agricultura e veterinária, se refira a serviços com grande projecção e financiados também por outras verbas.

Serviços autónomos Merecem referência nesta rubrica os correios, telégrafos e telefones e o porto de Bissau. A comissão de caça, com a receita de 34 contos, também faz parte dos serviços autónomos.