Discriminação das despesas ordinárias Os serviços englobados no capítulo de administração, geral e fiscalização, com 14 936 contos, mais 2517 contos do que no ano anterior, são os maiores consumidores de verbas.

E dentro deste capítulo Lá que salientar os aumentos na instrução pública e nos serviços de saúde.

Em 1960 foi possível reduzir algumas verbas, como as dos serviços de fomento e a dos serviços militares.

Mas em ambos os casos a redução é mais aparente do que real, porque em despesos extraordinárias se incluem verbas destinadas a fins idênticos, como nos serviços do fomento, e o orçamento da defesa nacional na metrópole comporta verbas para o ultramar.

No quadro que segue publicam-se as despesas ordinárias de cada capítulo orçamental em certo número de anos e na última coluna indicam-se as alterações sofridas, para mais ou para menos, em relação a 1959:

E fácil de verificar a importância dos serviços de administração geral e fiscalização.

As cifras em números-índices, no ano de 1938 igual a 100, são talvez mais expressivas, porquanto mostram a importância de cada capítulo durante um relativamente longo prazo de tempo, assim como as .alterações da estrutura financeira.

Assim, são de notar o desenvolvimento dos encargos da dívida, que passaram de 5 por cento para mais de

12 por cento, e a despesa dos serviços de administração geral e fiscalização, que, de 17 por cento em 1938, subiram para perto de 30 cor cento.

A estrutura- financeira tende a aproximar-se da metrópole, com a inclusão da despesa nos respectivos capítulos e redução nos encargos gerais, que, ainda assim, consomem 17,2 por cento das despesas. Esta percentagem tem decaído muito nos últimos anos. A seguir indicam-se as percentagens desde 1938:

24. S. Tomé e Príncipe contraiu um empréstimo interno de 68 000 contos, a amortizar até 1978. Já estão pagas duas prestações. Os encargos deste empréstimo serão decrescentes, partindo de- 6154 contos em 1961 até 3553 contos em 1978. O débito em capital, em 31 de Dezembro de 1960, era de 61 200 contos.

Os encargos deste empréstimo representam 12,2 por cento das despesas ordinárias e 10,6 por cento das receitas, o que é pesado para-a economia--provincial:-- -

Esta percentagem mostra a necessidade de se ser parcimonioso nos gastos em conta de empréstimos, que devem ser contraídos apenas para obras .de fomento, com reprodutividade convenientemente assegurada em prazo relativamente curto.