Classes inactivas O aumento de despesa das classes inactivas foi pequeno, apenas cerca de 143 contos. Foram liquidados assim:

Contos

Administração geral e fiscalização Já se mencionou o acréscimo das despesas destes serviços, que subiram para 14 936 contos, mais 2517 coutos do que em 1969. No quadro seguinte discriminam-se as rubricas de todos os serviços:

Contos

As maiores verbas relacionam-se com os serviços de saúde e higiene e de instrução pública. As verbas da segurança pública e da administração civil são inferiores.

Nos serviços de saúde e higiene a despesa aumentou de 535 contos, a adicionar a outros em anos anteriores. Já se. indicaram neste lugar os progressos feitos nesta matéria nos últimos anos pelos serviços do Estado, em concordância com os da iniciativa privada, que são dignos de relevo nesta província.

Também a despesa com a instrução pública subiu cerca de 1304 contos, o que é digno de registo. A criação do Liceu D. João II é a causa imediata do agravamento da verba, embora outras rubricas absorvessem maiores quantias do que em anos anteriores.

As variações de despesa nos dois últimos anos, além das mencionadas, são as da segurança pública e a das missões católicas. Os gastos da Imprensa Nacional mantiveram-se e a ligeira melhoria na administração civil não tem interesse.

Serviços de Fazenda Nestes serviços deu-se um pequeno aumento de 51 contos, como se nota nos números que seguem e que os discriminam: A verba de 891 contos, que é a dos serviços de justiça, representa mais 31 contos do que a de 1959. O acréscimo foi pequeno, mas deve notar-se que vem em continuação de acréscimos anteriores. Incluem-se neste capítulo as despesas dos correios, telégrafos e telefones, com a soma de 2499 contos. É esta a verba de maior relevo no capítulo e diminuiu em 1960.

A seguir indicam-se as diversas rubricas em que se podem subdividir os serviços de fomento, com a indicação dos gastos de cada uma:

Todas as rubricas acusam menores despesas. Somadas, produziriam um decréscimo de 350 contos. No entanto, as verbas dos dois anos são muito semelhantes. Não há divergências superiores a 100 contos, excepto nas obras públicas e nos serviços de economia.

30. Quanto ao primeiro, o das obras publicas, tem de levar-se em conta que no orçamento de despesas extraordinárias se encontram incluídas dotações volumosas para pontes, estradas e outras. Neste lugar só se inscrevem as despesas de conservação de imóveis e algumas de construção. A exploração dos correios, telégrafos e telefones é deficitária.

Em 1960 o déficit elevou-se a 323 contos, sensivelmente igual ao de 1959. A receita total dos serviços foi de 2176 contos, um pouco menos do que no ano passado, e a despesa arredondou-se em 2499 contos, menos 31 contos.

32. O déficit dos transportes aéreos é grande: cerca de 952 contos, numa despesa total de 1437 contos. A receita é muito pequena e não se tem desenvolvido apreciavelmente. Foi de 467 contos em 1959 e passou para 485 contos em 1960. A diminuição de 198 contos nos serviços militares foi influenciada pela descida no fundo de defesa militar, que passou de 2049 contos para 1598 contos.