Estudos e projectos ......... 156
Monumentos (restauro) ....... 480
Total ...... 2930
Em outras despesas inclui-se o censo da população, as comemorações henriqinas e o recenseamento agrícola.
Saldo de contas 8022
O saldo, inferior ao de 1959, representa a diferença entre as receitas e despesas extraordinárias. A soma dos saldos dos últimos três anos, da ordem dos 24 381 contos, junto a saldos anteriores, tem sido utilizada em despesas extraordinárias. Gomo o que se tem gasto por força desses saldos é superior ao seu somatório, o saldo disponível desceu.
Saldos de anos económicos findos
A despesa por conta dos saldos eleva-se a 267 814 contos. Assim, o saldo disponível para utilização futura é de 31132 contos.
Os saldos utilizaram-se em diversas finalidades no longo período em que se processaram.
As de maior relevo dizem respeito a comunicações e transportes, estradas, pontes e aeroportos, edifícios públicos, casas económicas e outros.
Não é possível destrinçar do conjunto das .inscrições orçamentais as verbas adstritas a diversos fins. Apenas na última década se poderia fazer um apanhado que desse indicações objectivas.
Para terminar a informação sobre o processamento dos saldos de anos económicos findos, publica-se a seguir o quadro que dá os saldos disponíveis, as despesas realizadas por conta dos saldos e o seu somatório:
Mantém-se o somatório dos saldos disponíveis na casa dos 30 000 contos, com tendência para descer, como aconteceu em 1960.
As disponibilidades para novos financiamentos são constituídas por saldos disponíveis (31132 contos), quantias não gastas do empréstimo de 68 000 contos (22 383 contos) e depósito em operações de tesouraria relativo ao imposto de sobrevalorizações (18 802), ou 72 317 contos ao todo.