A redução de 132 516 contos para 128 897 contos na despesa das obras públicas ocorreu nas construções e obras novas. Outras verbas mantiveram os seus valores. A seguir discriminam-se as despesas:

Contos

Construções e obras novas:

Obras hidráulicas 1 466

73 990

Aquisições de utilização permanente - Móveis 203

Conservação e aproveitamento:

Reparação e construção de estradas de acesso ao caminho de ferro de Benguela 2 488

Estudos de obras públicas 642

Total 128 897

O Estado afrouxou o ritmo de construção de edifícios, ou, antes, efectuaram-se menores pagamentos em 1960 do que em 1959. A juntar às despesas ordinárias, acima enumeradas, há as que para fins idênticos se inscrevem no orçamento das extraordinárias.

Indicam-se a seguir:

Contos

Para execução do plano rodoviário 100 805

Brigada de construção de casas do Estado 12 000

Padrões e monumentos 2 964

Instalação de serviços de geofísica (Luanda) 454

Habitações para indígenas 4 000

Total 122 875

Não houve alterações sensíveis em relação a 1959. Não é fácil discriminar a verba total gasta em edifícios. Ela compreende 42 105 contos para novos edifícios, 37 316 contos para conservação e aproveitamento de imóveis, 12 000 contos gastos na brigada de construção de casas para o Estado, 454 contos nas instalações dos serviços de geofísica de Luanda, 2652 contos no plano de construções prisionais e 4000 contos para habitações indígenas.

Podem resumir-se no quadro que segue as verbas de edifícios:

Casas do Estado 12 000

Construções prisionais 2 652

Padrões e monumentos 2 964

Casas para indígenas 4 000

Construções militares 25 000

Estação Radionaval de Luanda 2 000

Instalação da 2ª região aérea 4 000

Há ainda a acrescentar a construção de novos edifícios militares, segundo programa delineado há anos. As verbas destinadas a este fim elevaram-se a 80 000 contos, números redondos.

Estradas A despesa total em estradas elevou-se a 130 284 contos, assim obtidos:

Contos

A verba é idêntica à de 1959. Considerou-se neste parecer que a construção de estradas era uma necessidade fundamental no progresso da província. O trabalho deveria ter progredido mais intensamente. Com o actual ritmo levará ainda muitos anos a construção da rede indispensável.

Em 1960 o trabalho realizado foi esquematicamente o que segue:

Distritos Designação Extensão total - Quilómetros Despendido em 1960 - Contos

Estas são as estradas ou, antes, os troços de estradas dados como concluídos em 1960. Não significam pois o trabalho realizado.