Portos, caminhos de ferro e transportes
Continuaram durante 1960 os trabalhos de prolongamento do caminho de ferro de Moçâmedes e o do Congo.
O tráfego não melhorou em 1960 nos passageiros, mas aumentou na carga, em especial no caminho de ferro de Luanda, que transportou 446 000 t, contra 406 000 t em 1959. O total da carga transportada atingiu 4 316 000 t, mais 680 000 t do que em 1959.
O grande acréscimo deu-se no caminho de ferro de Benguela.
A seguir indicam-se os principais números do tráfego:
O número de passageiros diminuiu e todos os caminhos de ferro sofreram reduções, mais sensíveis nos de Benguela e Luanda.
Exploração
A receita total dos caminhos de ferro elevou-se a 64825 contos.
A diferença em relação a 1959 não foi grande, muito menor do que a dos portos, que atingiu 147 698 contos, mais 20 589 contos do que em 1959.
No que diz respeito à aviação, a sua receita está também a subir, aproximando-se de 40 000 coutos. O progresso é mais acentuado do que nos caminhos de ferro.
A baixa destes no tráfego de passageiros é em parte devida à aviação. . A receita da exploração foi a seguinte:
Contos
O que se contabilizou nas quatro divisões da administração representa-se pelos números que seguem:
Contos
Assim, o lucro líquido elevou-se para 38 328 contos, mais do dobro do de 1959 (17 252 contos):
Pode considerar-se satisfatória a exploração em 1960.
O saldo do ano anterior, adicionado ao de 1960, ou 60 098 contos, foi levado a diversos fundos, transitando para couta nova 34 887 contos.
Contos