pequenas, tanto num caso como no outro: cerca de 115$

na importação e de apenas 4$ na exportação. Não

houve, pois, melhoria nos termos do comércio em 1960.

Nos três últimos anos os valores unitários foram:

A ascensão tem sido contínua, em especial na exportação, onde a diferença entre 1958 e 1960 é sensível.

Mas o ritmo de aumento não se fez sentir em 1960, como se verifica no índice em relação àquele ano:

O valor unitário da exportação subiu muito mais em relação a 1958. Este facto trouxe alívio à balança de comércio, mas a subida parece ter-se estabilizado em 1960, enquanto a da importação se acentuou, o que não é bom sinal. As importações totais atingiram 3 646 000 contos, mais 194 000 contos do que em 1959. E a subida deu-se apesar da sensível baixa na entrada- de material ferroviário.

A seguir indicam-se as cifras da importação nos últimos anos:

O desenvolvimento da província pode ler-se no contínuo aumento da importação, que passou de 2 288 000 contos em 1953 para 3 646 000 contos em 1960. O aumento na importação, de cerca de l 358 000 contos desde aquele ano, revela grande desenvolvimento nos consumos e na utensilagem económica.

Infelizmente o ritmo de aumento nas importações não teve correspondência no das exportações, que só em 1960 se aproximou do das primeiras, como se nota no quadro que segue

As alterações nos valores das exportações variam de ano para ano. Parece não haver um ritmo de trabalho contínuo. Em parte, esta falta de ritmo no desenvolvimento das exportações deve-se a condições climáticas, que exercem considerável influência sobre certos géneros exportados, como o algodão e outros.

Discriminação das importações As máquinas, embarcações e veículos e os produtos manufacturados representam 51,1 por cento das importações totais, ou perto de 2 000 000 de contos. Não parece ser possível reduzir os valores destas mercadorias.

seguir indicam-se as importações por classes aduaneiras:

O grande aumento de 248 162 contos repartiu-se por todas as rubricas, excepto as das máquinas, embarcações e veículos, devido a menores entradas de material ferroviário.

Há a assinalar grande acréscimo nas matérias-primas, que incluem combustíveis, e ainda se nota sensível aumento nas substâncias alimentícias, que poderá ser reduzido.

As manufacturas continuam o seu ritmo de desenvolvimento acentuado, ainda em relação ao ano de 1959, que já fora alto.

Principais importações Quem tiver examinado o quadro das principais importações, todos os anos publicado nos pareceres, deve notar que as mercadorias ocupam um lugar relativamente idêntico, com aumentos simultâneos em todos.