em 1960, com 4 640 992 contos. Também as despesas ordinárias alcançaram o seu maior valor este ano, com 3 875 673 contos.

Já se aludiu à influência dos serviços autónomos no conjunto. Tanto as despesas ordinárias como as extraordinárias constam do quadro que segue:

Vê-se o grande desenvolvimento das despesas ordinárias. A evolução até ao fim da guerra foi grande, mas acelerou-se muito depois.

Os números indicados permitem observar melhor o fenómeno do desenvolvimento das despesas ordinárias.

Discriminação das despesas O peso dos serviços autónomos exerce-se no capítulo relativo aos serviços de fomento, onde são contabilizados como se nota a seguir:

Não é fácil obter a série indicada no quadro desde 1938, sem ter em conta os serviços autónomos, que influíram grandemente nas percentagens de comparticipação de cada capítulo orçamental no conjunto das despesas. No entanto, o quadro mostra alguns factos de grande interesse que aconteceram no longo período que decorreu desde 1938.

Em primeiro lugar verifica-se o extraordinário desenvolvimento dos serviços autónomos incluídos nos serviços de fomento: uma comparticipação de 18 por cento no conjunto das receitas naquele ano subiu para perto de 62 por cento, quase sempre em evolução ascendente. Esses serviços aproximam-se de dois terços do total das receitas ordinárias. A economia da província cada vez mais se subordina aos seus serviços autónomos.

Em consequência desta evolução, outras despesas representam cada vez menor influência no conjunto. Até os encargos gerais, que ultimamente se inflacionaram mais do que o necessário, mostram diminuição, com percentagens que de sceram de 13 em 1938 para 11,9 em 1960.

Quando se fala em serviços de fomento, que, como se viu, absorveram cerca de 62 por cento da despesa, quer-se significar em grande parte serviços autónomos,' que; por sua vez, absorvem perto de 92 por cento das despesas dos serviços de fomento.

No quadro a seguir dão-se os valores absolutos das despesas da província nos diversos capítulos orçamentais, tais como vêm insertas nas Contas.