Receitas extraordinárias:

Saldos de anos económicos findos ... l 221

Em "Outras receitas" inclui-se um subsídio do Estado de 2000 contos. Os rendimentos próprios subiram apreciavelmente para 11 310 contos e ultrapassam as despesas de pessoal, de material e outras, como se observa nos números seguintes, que dão as despesas:

As contas fecharam com o saldo de 4647 contos, a que há a deduzir o subsídio de 2000 contos acima mencionado. O saldo real parece ser de 2647 contos.

Serviços de Fazenda As despesas destes serviços subiram para 68 184 contos, mais 4120 contos do que em 1959. O acréscimo foi devido ao alargamento dos serviços a novas zonas, além de ter sido criada a Inspecção da Fazenda, com a nova despesa de 1777 contos.

A seguir discriminam-se as verbas: O aumento de 3576 contos verificado nestes serviços desdobrou-se por quase todas as rubricas, mais acentuadamente nas comarcas e julgados, como se verifica n seguir: O grande acréscimo de despesa destes serviços, acusado pelas coutas de 1960, verificou-se, como já se viu acima, nos serviços autónomos, adiante estudados em pormenor. Mas os serviços próprios também mostram a maior valia de 19 490 contos. A seguir indicam-se as despesas discriminadas pelos dois serviços:

Considerar-se-á adiante, e por agora, a despesa dos serviços que aqui se designam por serviços próprios, isto é, os serviços que não incluem os autónomos.

Serviços próprios Nos três últimos anos a evolução destes serviços contém-se no quadro que segue:

No quadro inclui-se a despesa dos dois serviços autónomos anexos aos serviços de fomento e que representam 92,1 por cento. Vê-se que tanto os portos, caminhos de ferro e transportes, como os correios, telégrafos e telefones aumentaram muito a sua despesa.

Mas em todos os outros serviços de fomento, exceptuando os de agrimensura e serviços meteorológicos, aconteceu outro tanto.

A despesa ordinária dos serviços de fomento é uma parcela relativamente pequena do que se gastou em 1960. O maior volume da despesa faz parte do capítulo das despesas extraordinárias. A verba destinada a obras públicas melhorou substancialmente: cerca de 14708 contos, para um total