1. Pela primeira vez desde há muitos anos o comércio externo do Estado da índia apresenta saldo positivo. O saldo de 2122 contos é pequeno ainda, mas processou-se apesar de um aumento de importações, em relação a 1959, que atingiu 279 958 contos.

Em alguns anos, ainda recentes, os deficits da balança do comércio atingiram cifras que em 1955 se aproximaram de 400000 contos. A rápida recuperação do comércio externo deve-se, por um lado, aos esforços realizados no sentido de produzir para consumo interno géneros alimentícios que se importavam normalmente, e, por outro lado, ao grande desenvolvimento da indústria mineira.

As exportações de minérios de ferro e manganés aproximam-se dos 6 milhões de toneladas.

O extraordinário incremento da exploração de minérios, com produções que passaram de 2 632 400 t em 1958 para 5 809 900 t em 1960, modificou profundamente a vida económica da província e teve até reflexos no emprego de zonas limítrofes do país vizinho. Pode dizer-se que desapareceu o desemprego e uma parte da mão-de-obra necessária à exploração foi recrutada no exterior, melhorando assim a sua situação angustiosa, com salários que ultrapassam o nível dos da União Indiana.

A influência da actividade mineira teve, como era de esperar, efeitos benéficos em diversos aspectos da vida do Estado. E o exame das importações mostra consideráveis melhorias, que se reflectiram certamente no nível social da população.

Comércio externo

2. A evolução do comércio externo desde 1954, em contos, vê-se do quadro a seguir:

Os números mostram que mais do que duplicaram as importações e quase triplicaram as exportações desde 1950. Os deficits, que haviam atingido cifras superiores às exportações (1955), transformaram-se em 1960 num saldo positivo de 2122 contos. A obra no Estado da India, nos últimos tempos, demonstra ser possível em poucos anos transformar situações, irremediáveis, na aparência, em situações que, sem serem prósperas se forem considerados os níveis ocidentais, representam um oásis na caótica anarquia social e económica do país vizinho. Trabalho sério e metódico nas minas e em outros aspectos, sob a pressão de ameaças, está no fundo da viragem que deu em 1960 um saldo positivo à balança do comércio do Estado da índia.

3. Distribuídas por classes aduaneiras, as importações tomaram a forma que segue: