Vê-se que fazendas diversas - para manufacturas em sua grande parte -, arroz e madeiras representam as maiores verbas na importação. Mas além destas há outras de certo relevo, como combustíveis líquidos, frutas para manufactura, aves domésticas, hortaliças e legumes, papel, ovos, farinha de trigo e mais. Nas exportações que somaram 77 milhões de patacas, predominam os artigos de vestuário, com mais de 10 milhões de patacas, as fazendas diversas e mariscos, com respectivamente, 10 474 000 patacas e 8 888 000 patacas, além de panchões, pivetes, peixe salgado, artigos de esmalte, fósforos e outros objectos de uso doméstico.

Dá-se uma nota sucinta das principais exportações, que pode ser comparada com idênticas mercadorias exportadas em anos anteriores e já publicadas:

Repartição geográfica do comércio Hong-Kong, a China continental e as províncias . ultramarinas constituem os principais consumidores e fornecedores. de Macau. As suas relações com o primeiro território suo estreitas e dele recebe grande parte das importações.

Nas importações, Hong-Kong figura com 62,2 por cento do total, sendo o resto completado quase exclusivamente pela China (36,2 por cento) e a metrópole (1,1 por cento).

Nas exportações, o ultramar português ocupa o primeiro lugar, com 49,9 por cento; Hong-Kong, com 37,2 por cento, vem em segundo lugar.

O ultramar comprou a Macau produtos no valor do 28 107 000 patacas em 1960, sobressaindo Moçambique com 17 937 000 patacas. Não se pode dar a boa notícia de. terem aumentado substancialmente as receitas ordinárias, ainda que o resultado apresentado na conta não seja tão pessimista como aparenta. A diminuição verificada nas receitas ordinárias foi de 3153 contos, e a das extraordinárias atingiu 31 837 contos,, como se infere dos números que seguem.

A diminuição nas receitas ordinárias é aparente, porque não se cobraram nem' a comparticipação da renda a pagai- pelo banco emissor (72 318 000 patacas) nem a comparticipação do Leal Senado nas despesas efectuadas com a reparação e conservação de ruas. Este ano apenas se cobraram desta origem 100 000 patacas. Se forem tomadas em consideração estas duas verbas, a soma é maior do que a quebra nas receitas ordinárias. Assim, a descida destas é mais aparente do que. real.

Quanto às receitas extraordinárias, formadas em grande parte por subsídios metropolitanos, a quebra