1. Os problemas que assoberbam esta' província, como, aliás, outras, provêm do déficit da sua balança, do comércio. Os resultados de 1959 criaram certas esperanças orientadas no sentido de melhor equilíbrio, mas os elementos da estatística aduaneira de 1960 desvaneceram- a impressão optimista de 1959.

Q déficit comercial foi um- dos maiores dos últimos tempos.

Ver-se-á a causa do déficit, que proveio de maiores importações e menores exportações.

A diminuição destas últimas, em quantitativo apreciável, deve ter influído na actividade económica da província.

Já se mencionaram em pareceres anteriores algumas causas perturbadoras da vida provincial e, entre elas, a subordinação das actividades a poucos produtos exportáveis, entre eles o café. De modo que a baixa de cotações neste produto ou más colheitas influem na economia interna. For outro lado, é muito pequena a vida industrial em matéria de abastecimentos. Ambos estes fenómenos assombraram o pano rama de 1960: mais importações e menos exportações.

Mas do ponto de vista orçamental foi possível fechar as contas com saldo positivo, apesar da pequena diminuição .nas. receitas ordinárias. *

E não parece ter tido efeitos ruinosos ou até depressivos a cobrança destas receitas, que mostraram um aumento de perto de 1000 contos nos impostos directos, os mais relacionados com os rendimentos.

Comércio externo O déficit do comércio externo arredonda-se em 46 510 contos. Se for considerado que este déficit é superior às exportações totais, vê-se logo não ser boa a situação. Esta até longe de o ser. As exportações apenas cobriram 39 por cento das importações.

Em 1960 o aumento destas foi grande, da ordem, dos 14 369 contos, num total de 76 069 contos. E, por outro lado, como factor adverso, as exportações desceram para 29 559 contos, menos 14 997 contos. .

Estes dois movimentos opostos, conjugados, trouxeram um déficit de 29 366 contos, o maior dos últimos anos, como se verifica nos números que seguem:

O déficit nos últimos dois ano» pode ser comparado na forma seguinte:

3.A província importa substância» alimentícias, como açúcar, massas., farinha de trigo, vinhos, além. de combustíveis e materiais de construção, e, em certos

anos, como o de 1960, máquinas agrícolas ou industriais de custo alto. As máquinas agrícolas e respectivas peças em 1960 custaram' 6032 contos. Dão-se a seguir, com os respectivos valores, as principais importações:

Contos

Massas e substâncias alimentícias .................. 2 310