Os saldos têm sido sempre positivos, devido, em parte,, a invisíveis e, por outro lado, a transferência de escudos sob a forma de empréstimos e subsídios.

Os maiores valores entrados provêm do comércio .(28 365 contos) e do Estado (24 951 contos). Nas saídas há de relevo 51 405 coutos destinados ao pagamento de importações. Noto-se a acção decisiva do Estado na balança de pagamentos, porquanto as saídas se limitaram a pouco mais de 5000 coutos.

Deste, modo, o saldo da balança de pagamentos obteve-se e assume o seguinte aspecto:

contos As receitas totais de Timor elevaram-se a 87 522 contos, assim divididas:

Contos

As receitas ordinárias diminuíram ligeiramente (menos 499 contos), mas o aumento das receitas extraordinárias foi da ordem dos 14 287 coutos. Os recursos financeiros para pagar as despesas extraordinária» provêm quase todos de empréstimos.

Em 1960 o subsídio reembolsável concedido pela metrópole elevou-se a 42 000 contos e, destes, utilizaram-se 31 697 contos, durante o ano, na forma adiante mencionada.

Embora em melhores condições do que Macau e Cabo Verde, as receitas ordinárias de Timor não têm aumentado muito, como se deduz do quadro adiante:

No entanto, a observação cuidadosa das cifras revela que o número-indíce da evolução destas receitas atingiu já cifras que em 1953 se fixaram em 750, na base de 1938 igual a 100. Decaíram desde esse ano com alternativas de mais ou menos, até se reduzir o índice a 634 em 1960.

A evolução da receita ordinária torna-se mais clara com a leitura dos números seguintes, que definem a série de índices desde 1938:

Ao comentar mais adiante cada um dos capítulos orçamentais será dada nota das causas dos alterações.

Distribuição das receitas ordinárias Os impostos directos representam na província um papel de grande relevo nas receitas. Representaram em 1960 cerca de 48 por cento do total. Neste aspecto, Timor diferencia-se muito das outras províncias ultramarinas. E até certo ponto é de interesse registar que as variações nas percentagens dos capítulos orçamentais, no conjunto doa impostos, oscilaram entre estreitos limites desde 1938. Não se encontra uniformidade idêntica na conta das outras províncias de além-mar.

A seguir publica-se um quadro que indica a distribuição das receitas por capítulos, em percentagens.