Aceitai-as, pois, Sr. Presidente, porque vos são devidas e, em consciência, se me impõe rendê-las à pessoa a tantos títulos ilustre e também porque trazem a grandeza da modéstia e da sinceridade de um velho soldado da Pátria e da Revolução Nacional, que leva mais de três quartas partes da vida a "servir", alheio a direitos ou interesses pessoais, tendo como única visão a da Pátria restaurada, engrandecida e forte e o prestígio do Regime que servimos.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Srs. Deputados: nos meus ilustres colegas quero significar que também a minha actuação dentro desta Assembleia será sempre orientada, como certamente a de todos vós, pelo nobre sentimento da lealdade que se usa e se não apregoa e pelo rigoroso cumprimento de um dever sagrado de fé e patriotismo, com a consciência serena e firme de um alto dever a cumprir.

Sr. Presidente: não é meu intento vir hoje aqui tratar em minúcia dos delicados e vários problemas que, por humanos, sociais e económicos, afectam, sobremaneira, o meu distrito - Bragança -, mas tão-somente dar sobre eles um breve mas consciente apontamento, apresentando-se, assim, mais uma vez nesta Assembleia algumas das muitas carências e incongruências que ali se verificam, tanto nos meios essencialmente rurais, atrasados ainda em comparação com os similares dos outros distritos do País, como nas vilas e cidades, as quais, com alguma generosidade, se chamam meios urbanos.

Sei bem, Sr. Presidente, que não somos nós quem pela primeira vez pede a atenção de quem de direito para alguns dos referidos problemas, a fim de serem considerados, equacionados e resolvidos com a urgência que requerem, pois, desde os ilustres Deputados que nos antecederam nesta Assembleia, nas passadas legislaturas, até às autoridades administrativas e políticas do distrito, a todos têm merecido o melhor interesse e, com verdade, desassombradamente solicitaram, reclamaram e reclamam as indispensáveis medidas à sua satisfação, que urgentemente se impõe.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Mas, porque o remédio tem tardado em ser aplicado, ou em doses mui diminutas o tem sido, o doente continua a viver, sim, mas em "apagada e vil tristeza ", que amanhã poderá ir mais longe, manobrado e envenenado na sua alma simples e receptiva, como tem sido, pelos sem pátria e sem Bens, que no meu distrito também já pululam infrenes, abalando profundamente as virtudes tradicionais da gente do campo.

Vozes: - Muito bem!

mais nitidamente se evidencia, se considerarmos o zero absoluto de que se partiu e em que jazia desde recuados anos.

Não é, pois, minha intenção enumerar, por fastidioso e inútil, porque é palpável para quem atravessar, de alma limpa e consciência recta, aquelas distantes mas acolhedoras paragens o quanto se tem conseguido realizar em quase todos os sectores da vida nacional, se atentarmos, como já disse, a ausência inicial de quanto se combinou chamar índice de progresso e ainda aos débeis recursos de toda a ordem de que dispõem as autarquias administrativas, verdadeiras alavancas executoras que, com o volumoso auxílio recebido do Estado, têm conseguido realizar ciclópico trabalho, que só nós, os da geração dos sessenta e mais anos, sabemos apreciar condignamente.

Mas porque a vida, com as suas inúmeras exigências, não pára e criminoso seria quedar-nos embevecidos na contemplação do que já lá vai, alheios às realidades que dia a dia surgem, nos cercam e condicionam a dignidade da vida e também porque é indispensável humanizar e harmonizar quanto do muito que feito foi, ou em execução, mas mal, por pernicioso e atentatório da condição humana, me proponho chamar, desta Assembleia, à razão e devido apreço urgente os diferentes departamentos estaduais de que dependem alguns dos muitos cruciantes problemas que apoucam as terras e estão fazendo perder a fé às gentes do meu distrito, outrora conscientes e impenetráveis à rebeldia.

Florestação. - Começo, Sr. Presidente, por trazer à liça o arrepiante, confrangedor e debatido problema da florestação nos baldios de alguns dos doze concelhos: Bragança, Vinhais e Macedo de Cavaleiros, e, se me não alongo em considerações mais detalhadas e esclarecedoras, é porque já o fizemos, vai para três anos, no organismo político a que pertencemos e, temos disso a certeza, o levou à consideração de quem lhe competia enfrentá-lo, como é mister, embora sem resultado prático, palpável, até hoje.

Assim , limito-me a redizer que, apesar do muito que os serviços florestais têm contribuído para facilitar a vida às populações rurais nas serranias inóspitas do meu distrito submetidas àquele regime, abrindo estradas, construindo pontes, facilitando trabalho e valorizando, deste jeito, o todo nacional, com larga repercussão no futuro, não posso deixar de referir, e com mágoa o laço, que a maneira como tem sido conduzida a florestação nas áreas citadas, apossando-se aqueles serviços da quase totalidade dos baldios, reduz à condição de proletários rurais honrados e laboriosos aldeãos que, sem nome na matriz predial, desde sempre usufruíram terrenos e touças, sua única riqueza e amparo para granjeio do pão de centeio, que, embora negro e áspero, se amacia alegremente com o suor do rosto; para pascigo dos rebanhos e manadas que, se lhe não davam riqueza, lhes adubavam as terras, ajudavam a viver na mediania económica e independência era que os seus antecessores sempre viveram, na graça de Deus; donde acarrejavam lenhas e madeiras para se aquecerem nas álgidas e intermináveis noites de Inverno e para as traves mestras dos casebres e estábulos onde nasciam os filhos e as reses e onde desejavam entregar a alma ao Criador.