Ribatejo e do Alentejo. Quanto aos estudantes mesmo do Lisboa, é natural que muitos deles aspirem, depois de formados, a lugares burocráticos na própria capital. Trata-se de ocupações que nem sequer ficam caras ao Estado no que respeita às verbas de ajudas de custo e deslocações de pessoal...

Os alunos provenientes das regiões da grande propriedade têm, muitas vezes, como objectivo tirar um curso para depois melhor se dedicaram àquilo que lhes pertence.

Todos estes condicionalismos, além de ajudarem a justificar o pequeno acesso ao Instituto, agravam as insuficiências quanto a diplomados que se disporiam a trabalhar nas regiões no norte do Tejo ou a deslocarem-se para o ultramar.

Sr. Presidente: em Setembro de 1887 foi criada a Coudelaria Nacional do Norte, anexa à Escola Central de Agricultura.

Em 1891 a Coudelaria Nacional do Norte foi suprimida e uma parte das suas instalações foi adaptada, passando a constituir as instalações da conhecida Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra.

Assim, com um mínimo de 75 anos, estes edifícios, se não revelara grandes aptidões docentes, suo ao menos um testemunho de boa vontade daqueles que apesar de tudo pensam em servir a agricultura portuguesa.

Enquanto que a frequência da Escola de Regentes Agrícolas era de 125 alunos em 1935-1936, esse número aumentou para 250 no presente ano lectivo. Em 1935-1936 apenas 10 alunos concluíram o curso. No corrente ano espera-se que deixem a escola 49 novos regentes agrícolas.

A importância da Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra justifica sobejamente que o Governo lhe dê urgentemente instalações condignas. É mesmo um problema de dignidade nacional.

Mas se falo aqui desta Escola é ainda por causa da Faculdade de Agronomia que a Universidade de Coimbra deseja ver integrada entre os seus estudos.

Permito-me repetir as palavras do director da Faculdade de Ciências ao justificar tal pretensão:

«Ficando Coimbra situada na Centro do País e servindo, por isso, tanto as regiões em que domina a pequena propriedade como aquelas em que é mais frequente a propriedade média; havendo nessas regiões jovens que viveram em contacto com a terra e têm dela um conhecimento mais perfeito do que os habitantes das cidades; existindo em Coimbra uma Escola de Regentes Agrícolas, tudo aconselha a que se ministrem na Universidade estudos agronómicos.»

Possibilitar-se-ia assim, Sr. Presidente, a muitos filhos dos pequenos e médios proprietários das regiões do Centro do continente um futuro que eles desejam ardentemente e do qual tiraria grande proveito o País, dadas as exigências do desenvolvimento da agricultura tanto na metrópole como no ultramar.

Sr. Presidente: era isto o que pretendia dizer na discussão sobre as contas públicas.

Era o que tinha a pedir neste momento para Coimbra.

Será muito?

Mas Coimbra tem dado muito mais ao País.

De resto, tudo o que se faça pela sua Universidade não redunda apenas em proveito desta cidade maravilhosa, mas beneficia toda a Nação.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

Elementos referentes à intervenção supra do Sr. Deputado Nunes Barata:

Alunos matriculados nos vários sectores do ensino secundário

(a) Base 100: média dos anos de 1950-1951 a 1952-1953.