belecidas, a melhor luz a que pode examinar-se a questão é ver as consequências a que levaria a destruição daquelas».

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: sei que a pasta do Ministério do Ultramar é sobraçada nesta hora das mais difíceis da nossa história, nesta encruzilhada do Mundo actual em que somos alvo das mais estranhas atenções, em que os nossos problemas se equacionam sob múltiplos aspectos para vencermos o tempo perdido, por um homem público de invulgares predicados de estadista, desempoeirado e moderno, ...

Vozes: -Muito bem, muito bem!

O Orador: - ... de uma capacidade de trabalho excepcional e de uma formação ultramarina atestada por vasta obra da especialidade: o Sr. Ministro Adriano Moreira, ...

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - ... em cuja operosa e persistente acção o ultramar e até a metrópole depositam as melhores esperanças.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Sei que o Governo-Geral de Angola, cumulativamente com o seu mais alto comando militar, está confiado a um dos mais distintos oficiais do nosso Exército, diplomata e antigo Deputado nesta Câmara, o Sr. General Venâncio Deslandes.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

não me pouparei, oportunamente, no cumprimento da missão que me cabe, com serenidade, objectividade e sem esquecer a actualidade deles em relação às medidas que a Administração vai tomando e que se encontrem em execução.

O Sr. Jacinto Medina: - Muito bem!

O Orador: - Nova batalha do futuro terá de ser vencida, qual a da plena execução das medidas legisladas, que sem dúvida requerem não só um enorme esforço financeiro como o concurso de valores do nosso país capazes de colaborarem em tão vasta acção.

O Sr. Jacinto Medina: - Muito bem!

O Orador: - Importará, para tanto, uma cooperação interministerial permitindo o concurso de todos em prol do desenvolvimento do ultramar por todos os meios possíveis, como comissões especiais de serviços técnicos, que encontrará, estou disso convencido, pelo que me tem sido dado auscultar nos diversos meios sociais, bastante acolhimento.

Não há desinteresse nos meios metropolitanos, como muitas vezes se propala.

Há, sim, necessidade cada vez mais imperiosa de estruturar a consciência ultramarina, criando possibilidades por todos os meios viáveis, sobretudo facilitando-se mais largo intercâmbio cultural e turístico entre a metrópole e as parcelas de além-mar, para que uma e outras estreitem cada vez mais os seus laços de solidariedade em escala dimensional.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - À imprensa e à rádio cabem um papel importante de colaboração nesta nova jornada ecuménica, dando maior expansão e acompanhando mais estreitamente a vida ultramarina.

Temos esperanças de ver criadas nos órgãos da imprensa metropolitana, que tantos serviços presta à causa nacional, páginas regulares ocupando-se do ultramar, donde não faltará matéria a inserir.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Eis a nossa batalha do futuro, de ordem, de trabalho e de paz, de que carecemos para realizarmos a grande tarefa do progresso que todos almejamos.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Não quero terminar sem aqui, nesta evocação do trágico período de um ano que passou, deixar uma palavra de justiça, uma palavra de homenagem, aos bravos portugueses de Angola, sem distinção de cores nem de raças ou posições, que nos deram o mais brilhante exemplo de fidelidade à Pátria que a história regista.

A despeito de todas as amarguras e provações que o terrorismo estrangeiro lhes tem causado, ninguém fugiu da terra portuguesa de Angola, ninguém desertou ou deixou de cumprir o seu dever.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Anónimos na sua modéstia, grandes no sen heroísmo, com os pés fincados à terra, bem merecem que sobre o seu comportamento meditem uni pouco os insatisfeitos que de um gabinete confortável tudo criticam e malsinam.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - O único caminho que a todos os portugueses dignos deste nome cumpre seguir é o da incondicional unidade em volta da bandeira da Pátria!

Vozes: - Muito bem, muito bem!