São bem dignos, um e outro, das homenagens desta Câmara e das de todos os portugueses de bua vontade, pelos relevantes serviços que prestaram à Nação.

Vozes: - Muito bem!

seus ideais políticos, esteve sempre nos lugares de maior risco, como na revolta da Madeira, na guerra de Espanha e em todos os demais momentos em que foi necessário dar combate às forças da anti-Nação, quer no campo da luta armada, quer no da luta das ideias.

E a propósito seja-me permitido reproduzir aqui as últimas palavras que me dirigiu, após os primeiros acontecimentos em Angola, quando já doente e retido em casa por prescrição médica imposta pela doença a que sucumbiu. Escreveu ele:

Pela primeira vez, desde o meu baptismo de fogo em 5 de Dezembro de 1917, sou espectador em vez de ser combatente.

Esta sublime expansão dá a medida do seu temperamento e do seu patriotismo.

Adversário leal mas irredutível, era generoso e bom.

Não havia lugar para ódios no seu generoso coração.

As suas intervenções nesta Câmara sobre vários assuntos, especialmente os político* e económicos, revelam a sinceridade e firmeza das suas convicções e atestam a sua vasta cultura e experiência económica.

O País e a actual situação política perderam, com a sua morte, um grande e dedicado servidor.

Também o Eng.º Joaquim Mendes do Amaral, através de uma vida dignamente vivida, prestou à Nação relevantes e inestimáveis serviços.

Deputado e Ministro no tempo de Sidónio Pais e na actual situação política, afirmou-se não só um espírito culto e esclarecido, mas também como homem de acção rectilínea e decidida em prol do bem comum.

Como Deputado desde a I Legislatura, aqui teve intervenção na discussão de alguns dos mais importantes assuntos, designadamente dos de ordem económica e financeira, e os respectivos Diário» das Sessões revelam a profundidade dos seus conhecimentos, a lucidez do seu espírito e a independência dos seus juízos.

Tive a honra de ser aqui seu companheiro no tempo de Sidónio Pais e depois nas anteriores legislaturas desta Assembleia Nacional e por isso posso dar testemunho das suas nobres qualidades de carácter, da sua rija têmpera e da sua devoção pela causa pública e pela obra da Revolução Nacional.

A memória de Sidónio Pais, de Jorge Botelho Moniz e de Joaquim Mendes do Amaral, aqui deixo estas palavras de comovida homenagem e de profundo respeito.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Melo Adrião: - Sr. Presidente: a distância hierárquica que existe entre nós é singular motivo (tara me encontrar à vontade, ao dirigir a V. Ex.ª a saudação que devo. Na minha simplicidade e pequenez, o maior elogio, o mais justo louvor, nada podem acrescentar à vigorosa personalidade de V. Ex.ª

E V. Ex.ª o homem íntegro; e, como dizem os livros sagrados, o homem íntegro está sujeito ao isolamento; muitos se afastam porque o temem; mas é V. Ex.ª uma excepção.

Pela formação educativa, invulgar, que possui, atrai os distantes, pura logo os encantar quando se aproximam.

E qualidade fundamental de quem dirige saber despertar a estima e indiscutível respeito, e é esta a derivada da formação e inteireza de V. Ex.ª

Sinto-me feliz e orgulhoso por trabalhar aqui, convicto de que o êxito da nossa actividade será a resultante da orientação prestigiosa e experimentada de V. Ex.ª

Goa é monossílabo suave e poderoso. Pronunciado, repercute, estende-se, multiplica-se, como eco, muitas vezes repetido, e recebido com insistência, inteiramente, a cobrir o espaço, a cumular o tempo.

E sentimos, mais agudamente, o apelo enérgico quando por vital condicionamento à profissão nos unimos em maior intimidade à parcela de Portugal, longínqua no contar dos quilómetros, mas bem perto no coração da Pátria, no valor histórico e no valor do significado espiritual extraordinário do presente. No ensinar, na Faculdade de Medicina do Porto, não esqueço nunca que na mesma língua, no mesmo sentimento fraternal, em sentido unitivo, na Escola Médica de Nova Goa, iguais a mim, ou melhores do que eu, preparam universitários com as mesmas esperanças e anseios, com idêntica formação.

E posso ser testemunha de que, na breve repetição de curso, aspecto formal de determinação legislativa, culminado por dissertação, os médicos portugueses de Goa afirmam as suas possibilidades intelectuais, a agilidade de adaptação do seu espírito, a rápida assimilação dos conhecimentos mais actualizado»; u assumem cargos de responsabilidade, exercem, em metrópole e no ultramar, a sua profissão com noção superior dos valores intelectuais e mirais da medicina.

E alguns ascendem à cátedra, em mérito indiscutível; lembro apenas, pois ligado a antiga Escola Médico-Cirúrgica do Porto, o espírito culto, arguto, de penetração extraordinária, que foi Roberto Frias. Deixou a sua passagem bem marcadada pelo saber, pelo extenso modelo intelectual, pela invulgar competência profissional.

Na cátedra ou junto do leito de doente, diante dos alunos, que n admiravam, desdobrava as possibilidades de vasta preparação, em interpretações delicadas, em ensinam entes sólidos e profundos.