vigor para servirmos mais devotadamente, quase diria: mais perigosamente. A paz de que, por graça de Deus, temos beneficiado gerou um optimismo de alguma forma doentio, por se terem admitido preenchidos os fins da Revolução de 28 de Maio ou solucionados os grandes problemas nacionais. Não é, nem poderia ser, assim. Males vindos do muito longe foram atenuados, mas continuam a exigir aturado esforço para se dominarem, se no nosso tempo é possível remediar eficazmente alguns deles.

Esta Lei de Meios surge-nos como a alvorada de um novo dia, abrindo novos horizontes à política de realização no domínio da educação, da saúde, da previdência e do fomento da economia metropolitana e ultramarina. Leva-nos, ainda, a crer numa política de transportes, de combustíveis, de electricidade, de descentralização industrial, de valorização das riquezas naturais e de casas económicas mais ajustadas ao interesse nacional.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Quer dizer que o Governo vai colmatar brechas e ocupar espaços vazios, prosseguindo, com decisão e engenho, a política de resgate em que se empenhou, com sacrifício da própria vida, o Chefe da Revolução Nacional.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Segui-lo com dedicação e a mais acrisolada isenção é dever de todos os portugueses.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Turnos de dar à juventude que nos há-de continuar altos exemplos de servir, para ganharmos a sua confiança moral e a expurgarmos da dúvida e do utilitarismo em que, por culpa nossa, a deixámos mergulhar.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Mas tenhamos sempre presentes as palavras de Pio X no Consistório de 18 de Dezembro de 1907 e que a história sempre confirma: «Os povos são como os quer o seu Governo.»

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

Elementos referentes à intervenção do Sr. Ubach Chaves:

Comércio externo (1900-1960)

Classe III) Fios, tecidos, feltros e respectivas obras (a)

ver quadro em imagem)

(a) a classe III abrange os fios, tecidos, feltros e respectivas obras de lã, seda, de fibras artificiais ou sintéticas continuas, de fibras artificiais ou sintéticas descontínuas de algodão, de linho e diversos.

Comércio externo (1900-1961)

(ver quadro em imagem)