necessárias ao abastecimento da metrópole provieram das províncias ultramarinas de Angola e Moçambique, não constituindo, portanto, encargo para a balança de pagamentos da zona escudo.

Com o objectivo de compensar os produtores de trigo do desfavorável resultado da anterior colheita e em consequência do aumento do preço do trigo se mostrar inconveniente pelos reflexos que daí adviriam sobre o custo de vida, decidiu o Governo atribuir aos referidos produtores uma subvenção no valor global de 160 milhares de contos, de harmonia com o disposto no Decreto-Lei n.º 44571, de 12 de Setembro último.

Importa, ainda, assinalar que a elevada produção de azeite no ano anterior permitiu não só fazer face às necessidades de consumo interno, mas também a formação de um excedente para exportação, que foi possível intensificar mercê das medidas excepcionais de protecção à actividade olivícola.

Em face das estimativas de produção agrícola actualmente disponíveis prevê-se que no d ecurso dos últimos meses de 1962 e na primeira parte do próximo ano se torne indispensável realizar determinadas importações. Finalmente, deve referir-se que os índices de preços, que nos últimos anos se têm mantido praticamente estacionários, aumentaram ligeiramente na primeira metade do ano corrente.

Efectivamente, quando comparados com igual período do'ano anterior, os índices de preços por grosso para a cidade de Lisboa referentes ao 1.º semestre de 1962 acusam ligeiro aumento: cerca de 3 por cento. Para esta evolução parece terem contribuído, fundamentalmente, os acréscimos registados nos preços médios das «Bebidas e tabacos» e «Combustíveis e lubrificantes», embora parcialmente compensados pelas diminuições experimentadas pelos preços médios dos «Produtos da indústria química» e «Matérias-primas não alimentares». Por outro lado, o comportamento do índice geral médio ficou a dever-se à elevação dos preços médios dos produtos importados do estrangeiro, dos produtos fabricados na metrópole com matérias-primas importadas e dos produtos metropolitanos, a que apenas se opôs ligeira diminuição dos produtos de origem ultramarina.

No que se refere aos índices de preços no consumidor, verificou-se igualmente ligeiro incremento das médias semestrais relativas à primeira metade de 1962, em comparação com o período homólogo anterior. Das cidades que são objecto da respectiva observação estatística, os acréscimos mais significativos (cerca de 2,5 por cento) corresponderam a Lisboa, Porto e Coimbra, tendo-se mantido praticamente estacionárias as médias relativas às cidades de Évora e Viseu.

Por outro lado, entre Março de 1962 e Março de 1961, o índice ponderado de salários por profissões para a cidade de Lisboa, calculado pelo Banco de Portugal, aumentou de 3 por cento.

1.2. Balança de pagamentos da zona do escudo Não se dispondo ainda da balança de pagamentos da zona do escudo para o 1.º semestre de 1962, apenas se torna possível neste momento tentar avaliar da sua evolução através do comportamento das liquidações cambiais do Banco de Portugal.

Aliás, a respectiva balança cambial reflecte a maioria dos resultados da balança de pagamentos, uma vez que a importância relativa das liquidações efectuadas directamente pelos bancos comerciais e pelo Tesouro Público ó, em regra, pouco significativa.

(Milhares de contos)

(a) Excluindo as entregas de ouro no valor de 431 milhões de escudos ao F.M.I. e de 207 milhões de escudos ao B.I.R.D, relativos à participação de Portugal no capital destas instituições.

Nota.-Não inclui a parte das liquidações multilaterais que corresponde aos pagamentos em dólares no quadro do Acordo Monetário Europeu e às transferências entre o Banco de Portugal e outros bancos centrais, quer para a constituição de coberturas, quer para pagamentos nos termos de acordos bilaterais.

Como pode verificar-se pelo quadro anterior, a diferença entre as entradas e saídas de cambiais no banco emissor atingiu no 1.º semestre do corrente ano avultado valor positivo, que representa uma recuperação de 3600 milhares de contos em relação ao período homólogo do ano anterior. Esta melhoria foi determinada não só pela expansão de 70 por cento das entradas de cambiais como também pela contracção das saídas, superior a 16 por cento.

Por outro lado, a referida evolução resultou tanto dos progressos observados nas liquidações em dólares como da melhoria registada nas liquidações nas moedas dos países participantes no Acordo Monetário Europeu. Saliente-se ainda que sómente as liquidações em dólares acusaram saldo positivo, que alcançou cerca de 2300 milhares de contos.

Pela sua relevância na melhoria observada na balança cambial do Banco de Portugal, importa salientar, em primeiro lugar, o papel desempenhado pelas operações de crédito externo realizadas pelo Govern o, no âmbito do programa de financiamento do II Plano de Fomento, a que deve imputar-se cerca de 50 por cento da referida melhoria.

Para além da evolução favorável registada nas operações de capital a longo prazo, o comportamento da balança comercial da metrópole com o estrangeiro contribuiu também de forma sensível para a melhoria da balança cambial do banco emissor.

Assim, segundo a estatística de liquidações, observou-se uma contracção de 856 milhares de contos no déficit da balança comercial nos cinco primeiros meses de 1962.

Reflectindo o comportamento dos pagamentos internacionais registou-se acréscimo sensível nas disponibilidades líquidas em ouro e divisas do banco emissor no 1.º semestre do corrente ano.