Deste modo, tendo presente a~ evolução da balança de pagamentos nos anos anteriores, em que se têm registado normalmente excedentes no 2.º semestre, parece legítimo prever-se com tranquilidade os resultados finais.

Balança comercial da metrópole No período de Janeiro a Agosto de 1962 as relações comerciais da metrópole com o estrangeiro experimentaram apreciável melhoria. De facto, a avaliar pela estatística alfandegária, o saldo negativo da balança comercial diminuiu de 24,4 por cento.

Este comportamento das transacções com o estrangeiro foi determinado, simultaneamente, por contracção das importações e por elevada expansão do valor exportado. Merece especial referência o acréscimo observado nas exportações - 15 por cento -, que retomaram, desta forma, a tendência ascensional registada a partir de 1959 e interrompida no último ano.

Balança comercial da metrópole com o estrangeiro

(Milhares de contos)

Por outro lado, a melhoria das relações comerciais externas determinou melhoria do coeficiente de cobertura das importações pelas exportações, que se elevou de 42,4 para 52,9 pontos.

Importa ainda referir que de Janeiro a Agosto deste ano o preço médio da tonelada exportada aumentou de 7,4 por cento, enquanto o da tonelada importada experimentou acréscimo consideravelmente inferior - 3 por cento. Deste modo, deve ter-se registado melhoria na razão de troca. Por outro lado nos dois primeiros quadrimestres de 1962, a distribuição do comércio externo da metrópole por zonas monetárias1 experimentou alteração em relação a igual período de 1961. Com efeito, diminuiu, ainda que ligeiramente, a participação da zona do Acordo Monetário Europeu, quer nas importações, quer nas exportações da metrópole, em benefício da zona do dólar.

Note-se, no entanto, que, embora os deficits parciais com as zonas monetárias consideradas tenham diminuído sensivelmente, a melhoria da balança comercial foi determinada, fundamentalmente, pela contracção do déficit com a zona do Acordo Monetário Europeu. Essa contracção, que atingiu 1166 milhares de contos, resultou, por sua vez, de um aumento das exportações, de cerca de 10 por cento, a que se adicionou uma diminuição das importações de igual amplitude.

Deve ainda mencionar-se que evoluíram favoravelmente nos primeiros meses do ano as relações comerciais, tanto com o conjunto dos países da C.E.E., como com os restantes membros da A.E.C.L., o que se traduziu por contracção do saldo negativo das respectivas balanças comerciais - de cerca de 20 por cento. A melhoria observada nas transacções com os países da G.E.E. resultou não só de acentuado acréscimo das exportações - mais 22 por cento -, como da diminuição, de cerca de 8 por cento, nas importações. Por seu turno, a evolução favorável das relações comerciais com a A.E.G.L. ficou a dever-se, exclusivamente, à contracção de 13 por cento apurada nas importações, uma vez que as exportações se mantiveram praticamente estacionárias.

Em face deste comportamento, alterou-se sensivelmente a estrutura do comércio externo da metrópole com o estrangeiro. Assim, as exportações para os países da A.E.G.L., que nos oito primeiros meses de 1961 representaram cerca de 29,5 por cento do total exportado, atingiram apenas 25,5 por cento daquele total em igual período do ano em curso. Por seu turno, a importância relativa das importações originárias da A.E.G.L. no total importado diminuiu de 28 para 26 por cento.

No que se refere às exportações para a G.E.E., a sua participação no valor global das exportações para o estrangeiro aumentou de 27 para 29 por cento. Por outro lado, as importações, à semelhança do que se tinha verificado no ano anterior, continuaram a representar 40,5 por cento do total importado do Mercado Comum.

Por último, as relações comerciais com a zona do dólar melhoraram acentuadamente no período considerado, em virtude da sensível expansão das exportações - mais 33 por cento -, que compensou largamente o acréscimo das importações, pelo que se verificou a elevação do coeficiente de cobertura de 73,5 para 85.

rtação contribuiu, fundamentalmente, o decréscimo de cerca de 400 milhares de contos observado nas aquisições de material de transporte, cujo valor fora particularmente elevado em 1961 pela aquisição de importante unidade para a marinha mercante nacional.

Registou-se, igualmente, no período considerado, sensível quebra nas importações de ramas de petróleo - substituídas, em parte, por importações provenientes de Angola, que se elevaram a mais de 19 milhares de contos - e de produtos siderúrgicos.

Por outro lado, de Janeiro a Agosto de 1962, as importações de máquinas e aparelhos industriais aumentaram ligeiramente em relação ao período homólogo do ano anterior. Do mesmo modo, as aquisições no estrangeiro de