Nos seis primeiros meses do ano, efectuaram-se financiamentos no valor de cerca de 1489 milhares de contos, o que corresponde a 31 por cento da previsão corrigida.

Esta percentagem de realização é sensivelmente idêntica à verificada nos períodos homólogos precedentes. Acresce

que a experiência adquirida em anteriores programas revela aceleração da cadência de execução nos últimos meses do ano. Nestes termos, parece legítimo esperar que o programa estabelecido para 1962 venha a ser cumprido na sua quase totalidade.

II Plano de Fomento (metrópole) (a)

(Contos)

(a) Elementos fornecidos pela Inspecção Superior do Plano de Fomento.

Como pode verificar-se pelo quadro precedente, sómente os financiamentos efectuados nos sectores da «Pesca, indústrias extractivas e transformadoras» e «Transportes e comunicações» são inferiores a 30 por cento das respectivas previsões.

No sector da «Agricultura, silvicultura e pecuária» os financiamentos atingiram cerca de 31 por cento da correspondente previsão. Saliente-se, contudo, que os financiamentos relativos aos empreendimentos em «Reorganização agrária» e «Melhoramentos agrícolas» representaram cerca de 50 por cento das dotações previstas, enquanto os financiamentos para «Abastecimento de água das populações rurais» se elevaram a 77 por cento.

Ao ritmo relativamente lento de execução no sector da «Pesca, indústrias extractivas e transformadoras» que o quadro anterior evidencia não foi alheio o facto de, nos financiamentos referentes às indústrias-base, se dispor apenas de elemen tos sobre os efectuados por uma unidade empresarial. Com efeito, nos restantes grupos de empreendimentos registou-se ritmo de execução consideravelmente superior.

Por seu turno, no sector da «Electricidade» realizaram-se cerca de 38 por cento dos financiamentos previstos, apesar de não se ter efectivado qualquer dos financiamentos programados em «Transporte de energia».

No que se refere ao sector dos «Transportes e comunicações» deve assinalar-se que a percentagem dos investimentos em relação às previsões foi consideravelmente afectada pelo atraso na execução da ponte sobre o Tejo, parecendo possível que este atraso venha, no entanto, a ser recuperado até final do ano. Saliente-se ainda que os financiamentos de empreendimentos englobados nos «Transportes marítimos» ultrapassaram já a respectiva previsão.

Finalmente, na «Investigação e ensino técnico», cuja execução atingiu quase 34 por cento do montante estimado, deve mencionar-se que os financiamentos relativos às «Escolas técnicas» se elevam a cerca de 39 por cento da dotação planeada.

Por outro lado, as verbas efectivamente despendidas representaram 31 por cento da previsão. Merece, no entanto, especial referência o facto de as importâncias gastas no sector da «Pesca, indústrias extractivas e transformadoras» terem excedido significativamente os montantes financiados, em consequência da recuperação de atrasos verificados em programas anteriores. O recurso às diferentes fontes de financiamento tem-se processado, em 1962, de forma acentuadamente diferente da prevista. Na verdade, o volume dos financiamentos a cargo das fontes públicas 1 efectivamente realizados, no 1.º semestre do corrente ano, representa cerca de 63 por cento do total financiado - sensivelmente superior ao inicialmente previsto, 41 por cento.

II Plano de Fomento. Programa de 1962

(por fontes de financiamento)

1 Consideram-se fontes públicas de financiamento: Orçamento Geral do Estado, Fundo de Fomento de Exportação, Fundo de Desemprego, fundos especiais, autarquias locais, instituições de previdência, Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência e autofinanciamento público.