Para o aumento estimado da produção relativa à última campanha agrícola parece terem contribuído, em especial, as colheitas de copra, chá e sisal. Inversamente, as produções de castanha de caju e algodão registaram decréscimo em relação à campanha anterior. A indústria extractiva continua a evoluir lentamente, mantendo-se a extracção de carvão como principal produção deste sector. Nos cinco primeiros meses de 1962 a quantidade de carvão exportado foi superior em cerca de 3 por cento à de igual período de 1961.

A actividade na indústria transformadora parece ter-se mantido praticamente estacionária no decurso de 1962. Este comportamento contrasta profundamente com o verificado no ano anterior, em que se registou incremento da produção superior a 20 por cento.

As produções de cimento e fibrocimento registaram, nos quatro primeiros meses de 1962, sensível contracção, em virtude, nomeadamente, da considerável quebra verificada na construção civil.

Contudo, a concretização de alguns dos empreendimentos cuja realização foi recentemente anunciada - entre os quais se destacam os de descasque da castanha de caju e produção de açúcar, aproveitamento da fibra de coco e produção de celulose e pasta para papel - poderá concorrer, decisivamente, para que se acelere o processo de crescimento da indústria transformadora da província. A expansão do sector terciário da economia moçambicana, em que os transportes ferroviários e o movimento portuário desempenham papel preponderante, continua a processar-se a ritmo acelerado.

Com efeito, em comparação com igual período do ano anterior, o tráfego portuário aumentou, no 1.º semestre de 1962, cerca de 15 por cento - acréscimo idêntico ao verificado no decurso de 1961.

O movimento dos caminhos de ferro e camionagem do Estado- registou, nos três primeiros meses do ano corrente, expansão de cerca de 20 por cento em relação ao período homólogo de 1961. De harmonia com a tendência observada no último ano, o saldo negativo da balança comercial de Moçambique, no período de Janeiro a Abril de 1962, foi inferior em cerca de 23 milhares de contos ao verificado em igual período do ano anterior.

Esta melhoria do saldo da balança comercial deve-se ao facto de a contracção das importações ter sido superior ao decréscimo experimentado pelas exportações. Para esta evolução do valor exportado contribuiu, decisivamente, a quebra registada nas exportações de castanha de caju, algodão e açúcar.

2.3. Outras províncias Guiné. - Os elementos disponíveis são por demais escassos para permitirem ajuizar da evolução económica da província no decurso de 1962. Parece, no entanto, ter-se mantido o comportamento favorável evidenciado no último ano, por alguns sectores da produção.

Por outro lado, o aumento registado na importação não parece ser de molde a criar dificuldades de ordem cambial. Macau. - De acordo com os elementos actualmente disponíveis, não sofreu alteração, no decurso de 1962, a tendência expansionista da produção industrial da província registada nos últimos anos. As indústrias ligadas à pesca, que em anos anteriores registaram comportamento pouco favorável, parece terem recentemente experimentado nítida melhoria.

O melhor dimensionamento projectado das empresas industriais, nomeadamente no sector das indústrias têxteis, deverá contribuir, aliás, para acentuar a tendência de crescimento evidenciada pelo sector secundário da província.

Nos cinco primeiros meses de 1962, o saldo negativo da balança comercial de Macau agravou-se ligeiramente em relação a igual período de 1961, porquanto as importações acusaram uma expansão mais acentuada que as exportações.

Todavia, pensa-se que os deficits comerciais não virão a criar dificuldades cambiais, uma vez que Macau dispõe de outras fontes consideráveis de divisas. Acresce que a execução do vasto plano de desenvolvimento do turismo, recentemente anunciado, deverá certamente concorrer para elevar significativamente as disponibilidades de divisas da província. Timor. - Os elementos de que se dispõe sobre a actividade económica da província não permitem a apreciação do seu comportamento em 1962.

Apenas se pode referir, no que diz respeito a perspectivas, que se espera que a exploração dos recursos mineiros da província venha a ter considerável efeito sobre o saldo da sua balança comercial. Neste aspecto, depositam-se as maiores esperanças na extracção de minério de manganês, para o qual se dispõe do mercado japonês, que oferece favoráveis condições. Unificação económica portuguesa Como se referiu no relatório da anterior proposta da Lei de Meios, foi publicado, em 8 de Novembro de 1961 o Decreto-Lei n.º 44 016, que contém um conjunto de importantes disposições visando -a realização de fase decisiva do processo de unificação económica portuguesa. Com esta finalidade, o referido diploma estabelece os princípios a que deverá obedecer a eliminação dos obstáculos