Do ponto de vista das mercadorias, a contracção das aquisições ao estrangeiro diz respeito principalmente às secções de «Metais comuns e respectivas obras» (designadamente ferros e aços, cobre e alumínio), de «Material de transporte» (embarcações) e dos «Produtos das indústrias químicas e outras conexas». Contudo, entre os períodos de Janeiro a Setembro de 1961 e 1962 registavam-se novos aumentos nas importações de «Matérias têxteis» e de «Máquinas e aparelhos».

Quanto às exportações, a expansão registada proveio especialmente das secções de «Matérias têxteis e respectivas obras» (em particular tecidos de algodão), de «Gorduras» (azeite), de «Metais comuns e respectivas obras» (chapa de ferro) e dos «Produtos do reino vegetal» (amêndoa em miolo); mas verificou-se um decréscimo sensível nas vendas dos «Produtos das indústrias alimentares», em especial nas exportações de conservas de peixe e vinhos comuns, que só em parte foi compensada pelo acréscimo nas de vinho do Porto. Moeda e crédito O volume dos meios de pagamento internos - que de Janeiro a Agosto de 1961 diminuíra 1379 milhares de contos, por virtude principalmente do déficit da balança de pagamentos e não obstante a expansão do crédito bancário - apresentava no período de Janeiro a Agosto do ano corrente um acréscimo de 3014 milhares de contos. Descontando o efeito dos créditos em escudos a favor do .Fundo Monetário Internacional para realização da participação no respectivo capital, o acréscimo atinge ainda 1720 milhares de contos, determinado, em especial, pelo excedente da balança de pagamentos, a que se juntou um pequeno aumento do crédito bancário distribuído, factores cuja influência excedeu largamente a repercussão de sentido contrário do novo acréscimo de depósitos a prazo (mais de 900 milhares de contos).

Meios de pagamento

Em milhares de contos

gerais de liquidez da economia nacional, não só pelo acréscimo do valor das reservas de ouro e divisas, mas também por se ter contraído a representação da «moeda escriturai», criada pela banca comercial, nos meios de pagamento. No referido acréscimo de 3014 milhares de contos dos meios de pagamento, couberam ao Tesouro 1503 milhares e aos organismos internacionais 1294 milhares, pelo que o afluxo de meios imediatos de pagamento à economia privada foi apenas de 217 milhares, que se elevará a 1122 milhares de contos entrando em linha de conta com o aumento dos depósitos a prazo.

Como se afirma no relatório do projecto de proposta, é certo que existe um acentuado risco quando a evolução dos meios de pagamentos internos é comandada pelas variações da balança de pagamento, verificando-se expansões e contracções do stock monetário com as variações cambiais; mas o risco existe igualmente quando o factor de comando é o crédito bancário, até porque a moeda assim criada acaba, em geral, por exercer pressões sobre as disponibilidades de ouro e divisas. Assim, parece que se deve procurar um equilíbrio entre os diversos factores monetários, estabelecendo-se para tal fim os mecanismos adequados, a esta a sugestão que se pode fazer para ir ao encontro da observação do relatório onde se escreve, a propósito da correlação entre os movimentos cambiais e as variações da circulação interna, o seguinte: «Ponderados, porém, os graves inconvenientes que poderão ainda advir dessa correlação, será de encarar o estudo de medidas que melhor defendam a circulação interna». Analisa-se seguidamente o comportamento da emissão monetária do Banco de Portugal, tomando uma vez mais o conjunto de notas e outras responsabilidades à vista.

Variação das responsabilidades do Banco de Portugal e seus factores

Em milhares de contos