Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

superiores qualidades do carácter de V. Ex.ª numa agitada intervenção que ficou, para mim, inesquecível: V. Ex.ª então revelou-se esplendorosamente magnífico de perspicaz ponderação, de generosa compreensão, de lealdade. E eu acabava, nessa ocasião, de receber, em breves minutos, uma das mais belas lições de conduta humana na vida política. É por tudo isto que eu, Sr. Presidente, incondicional e modesto admirador de V. Ex.ª, lhe renovo os meus respeitosos cumprimentos.

Srs. Deputados: para VV. Ex.ªs, por imperativo de consciência, vão também umas breves palavras. Com elas quero dirigir, primeiramente, a todos VV. Ex.ªs, os meus respeitosos cumprimentos, em cada um saudando os povos que, por direito de inteligência e de acção, aqui representam legitimamente. E, ao fazer esta saudação muito sincera, porque cordial, quero manifestar também o quanto me sinto honrado com a distinta companhia de tão altos valores da inteligência, ante os quais o meu ser se reduz a humilde figura cuja presença vos não dá honra nenhuma e só se engrandece e parece alguém com a honra que lhe emprestais.

Vozes: - Não apoiado!

O Orador: - E já que, por insondáveis desígnios de Deus, me foi dado tomar assento nesta Casa, constrangido por opiniões de todos quantos ouviram as minhas razões de recusa, aqui vos afirmo e garanto inabaláveis propósitos de leal colaboração, de máximo respeito - ainda que em campo discordante -, apenas com o natural condicionalismo de reciprocidade. E mais: considero o processo selectivo que nos trouxe até aqui, não aceito a mais leve dúvida ou suspeita quanto à genuinidade do amor patriótico de cada um de nós.

Vozes: - Muito bem!

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Assim fàcilmente podeis concluir, senhores, que o meu único compromisso é com a Pátria. Porque tomado em plena consciência há muitos anos, é sólido, é sério, é dedicado e cheio de interesse: interesse por que se mantenha a sua perenidade com todas as virtualidade» que a não desviem da ascensão infinita pela senda do progresso.

Venho, pois, com o coração na boca e a consciência a servir-me de túnica protectora contra a maledicência ou as insinuações de quantos encobrem despeites e interesses pessoais, próprios ou alheios, com a capa de um patriotismo de duvidosa autenticidade. Não terei outro modo de falar que não seja o da rude franqueza que, embora, uma vez por outra, possa não conter a verdade total, é sempre nimbada pelo cunho da sinceridade, porque não sei adjectivar pessoas por adulação ou lisonja a encobrir fins inconfessáveis. E, por ter sido o meu carácter modelado no rijo granito da Beira, sou inteiriço e duro em demasia para a contumélia fácil e unt uosa. É assim que me apresento; e assim me vereis sempre, Srs. Deputados, ao serviço da Pátria e da grei sob a protecção do anjo bom que Deus me deu por guia.

Àqueles que, até há poucos dias, foram nossos colegas e deixaram esta Casa para ascenderem ao exercício de funções de governo dirijo as minhas respeitosas saudações, com os votos sinceros que faço por que Deus os proteja e, nos momentos difíceis, lhes mostre o caminho seguro da justiça e do bem comum. Quero referir-me aos Exmos. Srs. Dr. Paulo Rodrigues, nomeado Subsecretário de Estado da Presidência do Conselho, e Eng.º Avezedo Coutinho, nomeado Secretário de Estado da Agricultura.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Sem dúvida que será sempre por nós sentida a falta desses, dois brilhantes espíritos que muito contribuíam para a valorização dos trabalhos desta Assembleia; mas, em compensação, ela deve sentir-se jubilosa por ter visto sair do seu seio dois dos seus membros mais esclarecidos para colaborarem nas tarefas do Governo. Congratulo-me com a escolha de SS. Exas. para o desempenho de tão altas funções, que, estou certo, vão honrar em termos de geral aplauso e reconhecimento público.

Também, no curto interregno em que estiveram suspensos os trabalhos da Assembleia, outra destacada figura subiu ao primeiro plano da governação ultramarina: o dis-