O verdadeiro senhor ó hoje o pinheiro. Eis um quadro que permite fazer uma ideia do rendimento dos pinheiros quanto a extracção de resina:

Fonte: Estatística Agrícola de 1960.

Sr. Presidente: se quisermos obter elementos sobre a posição da pesca na economia da região, deveremos atender ao porto da Figueira da Foz.

Assim, a Estatística Industrial de 1960 indica que a pesca desembarcada na Capitania da Figueira atingiu nesse ano 14 000 t, a que correspondeu o valor de 63 000 contos..

Estes números repartem-se pelas seguintes espécies:

Sorte igualmente modesta têm as indústrias extractivas, situação que se harmoniza, de resto, com a mediocridade dos valores de todo o continente. Simplesmente, afigura-se-me que ainda aqui há bastante que fazer, desde o reconhecimento dos recursos do subsolo até à conveniente estruturação das actividades.

No sector da extracção do carvão (lignite) existiam, em 1960, no distrito de Coimbra 3 concessões, a que correspondiam 8 minas, mas só 2, com 7 minas, se encontravam em actividade.

Quanto à extracção de minérios metalíferos - com excepção dos minérios de ferro -, havia 38 concessões no distrito de Coimbra, 513 no distrito da Guarda e 172 no distrito de Viseu, mas apenas se encontravam em actividade 4 no distrito de Coimbra, 20 no distrito da Guarda e 11 no distrito de Viseu.

Em Coimbra havia l de chumbo e 3 de estanho e volfrâmio (com 17 minas).

No distrito da Guarda contavam-se 7 de estanho (com 10 minas), 8 de estanho e titânio (com 13 minas), l de estanho e volfrâmio, outra de estanho, volfrâmio e lítio e 3 de volfrâmio.

No distrito de Viseu laboravam l de berílio, outra de berílio, tântalo e nióbio, 9 de estanho e volfrâmio (com 60 minas) e l de volfrâmio, prata, ouro, chumbo e estanho (com 67 minas).

O valor da produção dos minérios metalíferos, com excepção dos minérios de ferro e o total das remunerações, foi, ainda em 1960, o seguinte:

E passamos à indústria transformadora.

Tornar-se-ia fastidioso fazer aqui uma análise pormenorizada dos vários sectores da indústria transformadora nos distritos de Coimbra, Guarda e Viseu.

De resto, já no decorrer desta intervenção referi alguns números de interesse geral para o problema.

Quero apenas chamar as atenções para o mapa que elaborei, baseado na Estatística Industrial. Tais elementos permitem estabelecer um confronto não só entre as indústrias dos três distritos e as indústrias do País, como ainda dar relevo n posição dos distritos de Lisboa e do Porto no conjunto nacional.