Quanto à defesa dos campos contra o malefício das cheias, opta aquela Direcção-Geral por uma regularização parcial, por armazenamentos, e controlo dos escoamentos assim diminuídos, utilizando diques longitudinais insubmersíveis.

Foi ainda parecer daqueles serviços que se poderia dar prioridade a criação de uma albufeira dominando o Mondego e o Dão, com uma barragem na Aguieira.

Sr. Presidente: um esquema de aproveitamento do Mondego, tarefa cuja execução se impõe com a maior urgência, não se opõe à adopção de medidas a curto prazo, em favor dos proprietários dos campos a jusante, de Coimbra.

Em tal sentido têm diligenciado inúmeras vezes as populações interessadas e as respectivas instituições ou entidades que as representam.

O resultado de tais diligências encontra-se, por exemplo, na resolução do Conselho Económico de 14 de Março de 1961, que igualmente deu lugar a manifestação de agradecimento ao Sr. Presidente do Conselho realizada pelas gentes do Mondego.

Quanto a estas medidas a curto prazo, será de desejar que os serviços públicos não esmoreçam nas suas obrigações, dispondo igualmente dos meios financeiros indispensáveis ao bom termo da sua tarefa.

Sr. Presidente: assente, portanto, que é grande o poder energético do Mondego, tudo parece justificar que se encare o seu aproveitamento através de um esquema integral, procurando seriar os empreendimentos de forma a obter-se a mais acentuada reprodutividade.

Acontece que o êxito deste esquema se conjuga com outros problemas que deverão, paralelamente, ser encarados. Refira-se o repovoamento florestal, a agricultura dos campos do Mondego, o fomento da industrialização, o porto da figueira da Foz e as vias de comunicação.

A aptidão florestal destas regiões é indiscutível.

As. áreas submetidas ao regime florestal são, alias, grandes, como se pode depreender destes números:

Fonte: Estatística Agrícola de 1960. .

Se descermos a uma análise, por concelhos, obteremos os seguintes elementos relativamente a distribuição da área baldia submetida ao regime florestal em cada um deles (cf. a publicação da Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Agrícolas 75 Anos de Actividade na Arborização de Borras):

Concretizaremos mais indicando a distribuição geográfica dos perímetros florestais, a data da submissão, a arpa aproximada, a percentagem arborizada e o arvoredo dominante.