grassaram na carteira do Fundo, e 78 921 coutos em numerário, tendo sido de 71172 contos o encargo suportado durante o mesmo ano relativamente aos certificados de renda vitalícia em circulação.

No mapa anexo n.º 2 indica-se a distribuição por distritos das rendas vitalícias anuais relativas a certificados existentes no fim dos últimos cinco anos e pode verificar-se que os seus valores globais eram os seguintes:

Contos

O quadro III mostra como se reparte, por escalões de renda trimestral, a quantidade de certificados existentes no fim de 1961.

[... ver tabela na imagem

Atendendo a que durante o ano de 1961 se procedeu à integração dos certificados emitidos nos termos da Lei n.º 1933 e do Decreto-Lei n.º 38 811, pertencentes a um mesmo rendista ou grupo de rendistas, não é significativo o contronto da distribuição deste ano com a de anos anteriores.

Dívida pública a cargo da Junta Movimento da Dívida Durante a Gerencia.

A)Consolidados. - Na gerências de 1961 não se registou qualquer emissão de consolidados.

O quadro IV apresenta as quantidades totais de obrigações emitidas de cada um dos consolidados existentes e, relativamente às obrigações em circulação, as variações, as quantidades de regularização da dívida pública e de renda vitalícia no final da gerência.

Consolidados

(Quantidades de obrigações)

[...ver tabela na imagem] Valor nominal de 1000$.

b) Valor nominal de 2000$.

O valor nominal correspondente os variações registadas neste quadro exprime uma diminuição global de 45 239 contos.

Durante o ano de 1961 o Tesouro entregou & Junta do Crédito Público, para pagamento de juros de consolidados, em circulação ou incorporados nos dois Fundos anteriormente referidos, 191 054 contos, enquanto no ano anterior tinha entregado 192 083 contos. Renda perpétua. - Os valores recebidos para conversão em renda perpétua em

1961 foram de 7013 contos nominais de consolidados e de 1848 contos em numerário.

A Junta recebeu do Tesouro, na gerência de 1961, para pagamento de encargos dos certificados de renda perpétua em circulação ou incorporados no Fundo de regularização da dívida pública, 19 508 contos. A quantia recebida em 1960 com o mesmo destino fora de 19135 contos.

Os encargos anuais dos certificados de renda perpétua em circulação no fim dos últimos cinco anos atingiam os montantes seguintes:

Contos