Esclarecimentos sobre as actividades de informação e propaganda- no estrangeiro - tipos de propaganda utilizados e meios para a sua realização (revistas, boletins de informação, folhetos e prospectos, artigos em jornais e revistas, anúncios, cartazes, selos, documentários cinematográficos, rádio e televisão, exposições, montras, conferências, fotografias, visitas de jornalistas, de agentes de viagens e de outras personalidades). Intercâmbio turístico entre a metrópole e o ultramar:

Elementos sobre a situação actual e cópia dos estudos que preconizam medidas para a sua intensificação e valorização. Planos de fomento turístico: Qual a situação no que respeita ao estudo, elaboração e execução de planos de fomento turístico (locais, regionais ou nacional).

Caso existam esquemas de planeamento, pretendia que me fossem facultadas cópias dos mesmos. Transportes ferroviários:

Pretendo cópia dos possíveis estudos dos serviços oficiais de turismo sobre a importância dos transportes ferroviários para o turismo em Portugal, sugestões para a construção de novos traçados de caminhos de ferro ou valorização das explorações existentes. Desejo igualmente elementos sobre as possíveis relações entre a política das tarifas e o turismo. Transportes rodoviários: Qual a intervenção dos serviços de turismo no que respeita a valorização das estradas existentes e a construção de novos traçados, incluindo particularmente as grandes vias internacionais? Desejo cópias dos estudos respeitantes ao parque automóvel que serve a exploração turística, aos circuitos turísticos internos (urbanos e regionais) e as ligações com circuitos turísticos internacionais; Desejo ser esclarecido sobre as medidas tomadas, ou em projecto, relativamente às facilidades de entrada e circulação de automóveis com turistas estrangeiros em Portugal. Pretendo cópia dos trabalhos sobre a importância da navegação marítima para o turismo, nomeadamente dos que preconizem orientações quanto às ligações entre os serviços de turismo e a navegação marítima portuguesa e estrangeira; Desejo saber como se encaram as relações entre a rede de portos e o incremento turístico. D) Navegação aérea: Pretendo cópia dos estudos sobre a importância da navegação aérea para o turismo português; Gomo se considera a utilização de uma rede de aeródromos no fomento turístico? Quais as relações entre os serviços de turismo e as companhias de navegação aérea? E) Política de coordenação de transportes: Existem estudos ou estão definidas orientações sobre

o apoio ao incremento do turismo através de uma política de coordenação de transportes? Alojamento e alimentação: Pretendo cópia dos estudos sobre a indústria hoteleira em Portugal, nomeadamente dos trabalhos onde se abordem as seguintes questões:

Evolução da capacidade hoteleira (número de estabelecimentos, sua classificação e número de camas);

índices de utilização dos estabelecimentos por categorias e regiões turísticas;

Movimento de estrangeiros nesses estabelecimentos. Objectivos da actual política hoteleira:.;

Plano de fomento hoteleiro;

Medidas de auxílio, estímulo ou execução directa por parte dos serviços públicos e sua tradução pecuniária. Qual a situação e perspectivas no que respeita às escolas destinadas a formar profissionais da indústria hoteleira? Outros tipos de alojamento:

Pretendo esclarecimentos sobre os trabalhos relacionados com a utilização de vivendas por turistas e expansão de alojamentos de montanha, moíeis, parques de campismo ou instalações afins. Pretendo elementos sobre a actual rede de restaurantes; Desejo cópia dos trabalhos em que se dê conta dos procedimentos para a sua multiplicação e valorização. Cópia dos estudos sobre a valorização da cozinha portuguesa; Elementos sobre a defesa e vulgarização dos vinhos portugueses. V1T) Aproveitamento turístico dos valores culturais: Pretendo saber da actuação dos serviços do turismo em ordem a tirar proveito das realidades culturais, nomeadamente no que respeita aos lugares históricos, aos monumentos, aos museus e exposições e aos arquivos e bibliotecas. Quais as ligações com os cursos de férias universitários, os campos internacionais de trabalho, os congressos ou reuniões científicos no País e os leitorados e as bolsas de estudo a conceder a estrangeiros?

VHT) Relações entre a política de embelezamento nacional e o turismo: Pretendo esclarecimentos sobre a intervenção dos serviços de turismo no embelezamento geral, na defesa da paisagem e dos sítios naturais, na salvaguarda do património urbanístico, na educação das populações e no combate à mendicidade. Encara-se a possibilidade de divulgação de conhecimentos sobre a jardinagem através da manutenção de escolas ou extensão de cursos de preparação? Existe uma política artesanal delineada com- intuitos turísticos? Como se tem realizado a protecção e estímulo das actividades artesanais? Qual a intervenção dos serviços do turismo na comercialização dos produtos do artesanato e na sua expansão no estrangeiro? Turismo de negócios: Existem estudos sobre a importância do turismo de negócios para o nosso país? Caso afirmativo, pretendo cópia dos mesmos. Quais as facilidades concedidas as visitas dos homens de negócios estrangeiros, pelos serviços de turismo? Qual a intervenção do turismo nas exposições e feiras comerciais? Qual o apoio dado à realização de congressos profissionais e económicos? Qual o apoio dado à construção ou valorização de parques desportivos pelo turismo? Quais as relações com os clubes desportivos e as organizações nacionais e internacionais?