sociedades de economia mista, onde o Estado, pela posição financeira, pela técnica e pela administração, assegurasse a viabilidade e o êxito dos empreendimentos.

14) Electricidade. - A energia consumida pela Guiné é de origem térmica. Bissau constitui o centro consumidor de maior importância, podendo afirmar-se que já hoje se encontra insuficientemente abastecido. Verificada a viabilidade do aproveitamento do Corubal, poderia o mesmo ser encarado, não só para fazer face às necessidades actuais, como por razão do desenvolvimento previsto para o Sul da Guiné, em consequência da extracção da bauxite.

Sr. Presidente: ao lado destes aspectos onde a reprodutividade se afigura mais imediata existem certas infra-estruturas que convirá não descurar. Enquadram-se aqui o importantíssimo sector das despesas sociais e a rede rodoviária.

No capítulo das despesas sociais justifica-se uma conveniente dotação dos serviços em quadros de pessoal e meios técnicos e o prosseguimento nos pequenos melhoramentos para o bem-estar dos agrupamentos nativos, na política de saúde e assistência e, sobretudo, na instrução pública.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Quanto à rede rodoviária, penso que haveria todo o interesse em valorizar o percurso Bissau-Mansoa-Mansabá-Bafatá-Gabu. Esta estrada parece-me a grande linha de penetração para o interior. Por ela circula já hoje o maior trânsito da Guiné.

Um segundo percurso que haveria a cuidar é o de Bissau a S. Domingos e Praia de Varela. Recomendariam esta atenção não só razões económicas, mas ainda motivos de segurança e, sobretudo, turísticos.

A Guiné, como de resto acentuei no início, é uma terra favorecida pelo mar. Aproveitar o dote natural dos rios e dos canais será ainda um acto de economia e de inteligência.

Sr. Presidente: as minhas últimas palavras constituem um apelo às gentes e aos capitais da metrópole.

A Guiné é uma terra portuguesa à espera do seu esforço e da sua generosidade.

Na medida em que souberem corresponder prodigamente a este apelo tornarão mais indestrutíveis os laços que ligam as suas fiéis populações à comunidade lusíada. < p> Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Armando Cândido: - Sr. Presidente: quantas vezes esta Câmara se tem ocupado da O. N. U. e apontado os seus erros e contra-sensos?

Quantas?

Ainda há poucos dias o ilustre Deputado Pinto Carneiro, com a sua nobre e rara eloquência ...

Vozes: - Muito bem!