as proximidades do marco trigonométrico Carambola, pela estrada construída pela Hidroeléctrica da. Serra da Estrela para Ceiroco, passando por Castanheira e Porto da Balsa, verificou a 2.ª brigada de estudos - depois de efectuados os convenientes reconhecimentos - que o traçado da estrada nacional n.º 344 poderia aproveitar os daquelas estradas até à travessia do rio Ceira, em Porto da Balsa (n.º 4).

A partir deste ponto o traçado da estrada nacional n.º 344 desviar-se-ia do da estrada da Hidroeléctrica da Serra da Estrela para subir para a linha das alturas que separa as ribeiras do Ceiroco e da Pampilhosa, até atingir o futuro traçado da estrada nacional n.º 343 na Portela do Asno, nas proximidades de Meãs (n.º 5).

Como a existência das referidas estradas municipal e da Hidroeléctrica da Serra da Estrela já permite o trânsito até ao Porto da Balsa, não foi incluída a construção do lanço do Porto da Balsa à Portela de Asno.

A estrada, partindo de Meãs, deverá atingir Unhais-o-Velho, mas ainda não foram feitos reconhecimentos que permitam assegurar por qual das margens da albufeira da barragem de Santa Luzia será mais conveniente fazer seguir o traçado.

No caso de se adoptar um traçado pela margem direita até atingir Vidual de Cima, poderia aproveitar-se até Pampilhosa da Serra, sensivelmente, o da estrada municipal existente. Adoptando-se um traçado pela margem esquerda, apenas seria necessário construí-lo até à barragem de Santa Luzia, pois a partir deste ponto aproveitar-se-ia o lanço de estrada construído pela Hidroeléctrica da Serra da Estrela e já integrado na estrada nacional n.º 344. ao abrigo do Decreto n.º 40 985, de 23 de Janeiro de 1957, que por Armadouro conduz a estrada nacional n.º 112 (n.º 7).

Como a região em que se situa Unhais-o-Velho é a mais desprovida de meios de comunicação, apenas se incluiu no autuai plano de financiamento da Junta a construção do lanço da estrada nacional n.º 343 entre Meãs e Unhais-o-Velho (n.º 6 da carta).

3.º Da entrada nacional n.º 118 (Pampilhosa da Serra a Alvares):

Deste troço está estudado o lanço da estrada nacional n.º 343 entre Pampilhosa da Serra e as proximidades de Trinhão, com 13 km (n.º 8), e estão feitos os reconhecimentos do lanço entre as proximidades de Trinhão e Alvares (n.º 9).

Apenas foi possível incluir no actual plano de financiamento da Junta a construção do primeiro daqueles lanços, mas no Plano coordenador de construção de estradas nacionais com o Plano de viação rural incluiu-se a dos dois lanços na 1.ª fase.

Por determinação superior está anotada a execução da obra para a primeira oportunidade. Entrada nacional n.º 2, entre Alvares e o Alto da Louriceira:

Foi prevista no plano director relativo ao actual plano de financiamento da Junta a construção, por lanços sucessivos, da estrada nacional n.º 2, entre Alvares e Venda da Gaita (entroncamento com a estrada nacional n.º 236), mas, por as disponibilidades da Junta o não terem permitido, apenas foi possível construir, até agora, o sublanço final entre o Alto da Louriceira e a Venda da Gaita, com cerca de 4 km.

Estão ainda por construir cerca de 9 km, correspondendo 7 km ao sublanço entre Alvares e Ribeira de Mega, de que há projecto (ainda não aprovado), e 2 km ao da Ribeira de Mega ao Alto da Louriceira, com projecto aprovado (n.º 10).

A execução desta obra está incluída na 1.ª fase do Plano coordenador de construção de estradas nacionais com o Plano de viação rural.

Por determinação superior está previsto o prosseguimento da obra para a primeira oportunidade. Estrada nacional n.º 230, entre Barreosa e a Portela das Pedras Lavradas:

Foi incluída no actual plano de financiamento da Junta a construção, por sublanços sucessivos, da estrada nacional n.º 230, entre Vide e a Portela das Pedras Lavradas, mas, por as disponibilidades da Junta o não terem permitido, só foi possível, até à data, construir os sublanços entre Vide e a ribeira de Vide, incluindo a ponte sobre aquela ribeira, e o sublanço seguinte até Barreosa.

Falta portanto construir a estrada entre Barreosa e a Portela das Pedras Lavradas (n.º 11), com cerca de 16 km de extensão, de que já há projecto aprovado.

No Plano coordenador de construção de estradas nacionais com o Plano de viação rural apenas figura, na 2.a fase, a construção do sublanço entre Teixeira de Baixo e Pedras Lavradas.

Por determinação superior está anotado o prosseguimento da obra para a primeira oportunidade.

A construção da estrada nacional n.º 17-1, entre Semide e a estrada nacional n.º 17 (n.º 12), está prevista no actual plano de financiamento da Junta e na 2.ª fase do Plano coordenador de construção de estradas nacionais com o Plano de viação rural.

Por despacho ministerial de 11 de Janeiro último foi aprovada para o traçado daquele lanço de estrada a solução já inicialmente estudada pela 2.a brigada de estudos, a qual prosseguirá na elaboração do respectivo projecto.

Está incluída no actual plano de financiamento da Junta a construção do lanço da estrada nacional n.º 334 entre Corticeiro de Cima e Monte Arcado (n.º 13), cujo projecto está em elaboração pela 2.ª brigada de estudos.

Por determinação superior está anotada a execução daquela obra para a primeira oportunidade.

Encontra-se em revisão o projecto da variante à estrada nacional n.º 1 entre Cernache e Coimbra (n.º 14), para cuja construção há dotação no plano de trabalhos da Junta para 1962-1963.