Os aeroportos do ultramar servem carreiras internacionais, interterritórios portugueses ou simplesmente linhas internas.

As províncias dispõem de serviços privativos de aeronáutica civil, com pessoal e frota, que exploram determinados percursos.

Cabo Verde, cujo aeroporto do Sal poderia desempenhar papel de relevo na navegação de longo curso, teve um movimento que se exprimiu, em 1961, nos seguintes números:

Aviões:

Passageiros:

Carregada (quilogramas) .. 9 442

Descarregada (quilogramas) 73 394

Carregado (quilogramas) .. 6 337

Descarregado (quilogramas)10 640

Guiné Portuguesa, além das ligações internas tão eficientemente asseguradas pelos respectivos serviços de aeronáutica civil, tem carreiras para Dacar e Cabo Verde e beneficia semanalmente de uma das ligações de Lisboa a Luanda.

Em 1961, o movimento da navegação aérea foi o seguinte:

Aviões:

Passageiros:

Carregada (quilogramas) .. 74 054

Descarregada (quilogramas) 88 006

Carregado (quilogramas) .. 10 263

Descarregado (quilogramas) 9 335

Apraz-me secundar o voto já formulado por outros no sentido de se prolongar a exploração dos aviões de jacto Lisboa-Madeira-Canárias, de forma a servirem também o arquipélago de Cabo Verde e a Guiné Portuguesa.

Esta exploração, além do interesse político e económico, permitiria intensificar o turismo tanto em Cabo Verde como na Guiné.

S. Tomé e Príncipe também fica hoje nas rotas de Angola.

Ainda em 1961, no aeroporto de S. Tomé deu-se conta do seguinte movimento:

Aviões:

Passageiros.

Carregada (quilogramas) ... 108 610

Descarregada (quilogramas) 105 885

Carregado (quilogramas) ... 6 965

Descarregado (quilogramas). 2 883

O desenvolvimento de Angola tem igualmente sua expressão na navegação aérea.

Naturalmente que o surto do terrorismo intensificou este movimento de aviões, mas se recorrermos aos números dos anos anteriores a afirmação é igualmente válida.

A análise dos elementos relativos a 1953 e a 1960 confirma, em certa medida, tal facto:

Merecem, de resto, menção especial as explorações privativas da D. T. A.

Em 1961 a extensão dos percursos simples da D. T. A. era de 11 919 km, tendo-se efectuado 1744 viagens ordinárias, correspondentes a 8664 horas de voo e a 2 210 000 km percorridos.

Os passageiros transportados nessas viagens foram 50 894 (em 1960 tinham sido 41 458), as mercadorias totalizaram 721417 kg (em 1960 tinham sido transportados 523 355 kg) e o correio 311 198 kg (em 1960 o peso do correio foi de 251 896 kg).

O progresso revelado por Moçambique pode igualmente apreender-se do confronto entre os números de 1953 e os de 1961, relativos a navegação aérea: