A instalação de centrais automáticas no grupo de redes de Beja e ampliação da rede regional;

d) A instalação de um cabo telefónico subterrâneo entre Beja e Lisboa.

Este programa, que exige algumas dezenas de milhares de contos e apreciável prazo, será executado progressivamente consoante as disponibilidades financeiras que venham, eventualmente, reforçar o II Plano de Fomento ou sejam incluídas no III Plano de Fomento, bem como disponibilidades de pessoal técnico para o estudo, montagem e conservação das instalações.

Acrescenta-se que o prazo total de execução daquele programa não pode ser inferior a quatro anos.

6.º Não há medidas especiais de emergência exequíveis com vulto apreciável, até porque o aumento do número de telefones exige que estejam assegurados os meios de escoamento do tráfego interurbano que originam. Por outro lado, o edifício dos CTT está saturado, não permitindo sequer antecipação do programa definitivo.

Apenas será possível, como tem acontecido nestes últimos anos, realizar pequenos aproveitamentos na rede telefónica, de forma a tentar instalar mais alguns telefones.

7.ª O edifício dos CTT de Beja vai ser ampliado segundo programa estabelecido pelos CTT. As obras serão efectuadas pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, por intermédio da respectiva Delegação para os Edifícios dos CTT, e não devem concluir-se antes de fins de 1965, se os CTT estiverem habilitados com os meios financeiros para a total execução da obra.

8.ª A futura central telefónica automática ainda não foi projectada. A capacidade inicial a considerar depende da altura em que for estudada e encomendada.

O estudo do desenvolvimento da rede de Beja prevê que em 1990 existam 8000 assinantes.

Supomos que a pergunta deseja conhecer a capacidade da parcela do edifício de Beja destinada à central telefónica automática, após a ampliação atrás referida. Esclarece-se que, com aproveitamentos finais, essa parcela permitiria a instalação de uma central com capacidade final para 8000 assinantes, portanto bastante até 1990. Por volta desta data, e para além daquela capacidade, por razões de ordem económica deverá montar-se nova central interligada a esta, possivelmente noutro local da cidade de Beja, consoante a sua evolução.

Lisboa, 22 de Fevereiro de 1963. O administrador Adjunto, Henrique Pereira.

Rede de Beja

ANEXO N.º 2

Rede de Beja

Mudanças de postos principais

ANEXO N.º 3

Propostas enviadas para a Mesa durante a sessão:

Propomos que os n.ºs I, II e III da base XXXVI tenham a seguinte redacção:

para efeitos de recrutamento do pessoal, coordenação de