anos anteriores. Todavia, as colheitas de outros cereais e a produção .de frutos e legumes atingiram no corrente ano valores superiores à média dos últimos anos, enquanto a produção de gado registou apenas ligeiro acréscimo. Embora continue a observar-se relativa escassez de mão-de-obra em determinados sectores, prosseguiu, no 1.º semestre do ano em curso, a tendência evidenciada em 1962 pelo mercado de trabalho para abrandamento das tensões a que anteriormente esteve sujeito.

Na verdade, a procura de trabalho flectiu em alguns sectores, em consequência da diminuição da procura de alguns bens e da realização de determinados investimentos com o objectivo de economizar mão-de-obra. E ao aumento da oferta, resultante desta evolução, associou-se o crescimento da população activa, determinado pelos factores demográficos já verificados no último ano, pelo que a procura de trabalho por parte dos sectores em expansão pôde ser satisfeita com regularidade. A melhoria da situação do mercado de trabalho do conjunto dos países da Europa Ocidental reflectiu-se na evolução dos salários, que aumentaram, de um modo geral, a ritmo mais moderado do que em igual período do >ano transacto, com excepção da Suécia e, principalmente, da Itália. Com efeito, neste último país, as tensões inflacionistas, resultantes dos sucessivos aumentos dos custos da produção, a partir do final de 1961, continuaram a apresentar particular acuidade.

Todavia, e à semelhança do que se verificou no decurso de 1962, a elevação dos salários conseguiu ainda exceder o aumento da produtividade na maioria dos países europeus, excepto no Reino Unido.

Por seu turno, o nível de preços manteve-se praticamente estacionário ou registou apenas ligeiro incremento na generalidade dos países, à excepção da Itália, França, Dinamarca, Suécia e Finlândia, onde a subida dos preços no consumidor se processou a taxa superior a 4 por cento, entre Junho de 1962 e Junho de 1

Para o abrandamento das tensões inflacionistas nos restantes países contribuiu de forma decisiva, além. da quebra de ritmo no incremento dos custos de produção, o acréscimo moderado dos preços das matérias-primas. Saliente-se, igualmente, que se verificou menor aumento nos preços dos bens do que nos preços dos serviços, uma vez que a elevação dos salários neste sector tem ultrapassado os acréscimos de produtividade de modo mais nítido que no sector industrial.

Importa ainda referir que o aumento do custo de vida nalguns países se deve, em grande parte, à subida das rendas de habitações, para o que tem concorrido a elevação de custos na construção.

iciente para compensar o incremento superior a 6 por cento nas importações deles provenientes.

Assinale-se ainda que a evolução do comércio no interior da Comunidade Económica Europeia e da Associação Europeia de Comércio Livre se não afastou sensivelmente da observada no ano transacto. De facto, no período em estudo, as trocas no interior destas zonas elevaram-se de 12 e 6 por cento, respectivamente. Note-se, todavia, que as reservas de ouro e divisas do conjunto dos países europeus da O. C. D. E. registaram, no 1.º semestre de 1963, incremento à taxa anual de 6 por cento, para que concorreu principalmente a acumulação das reservas observada na França e, ainda que em menor escala, na Alemanha Ocidental e na Bélgica. Afigura-se, pois, que a sensível elevação do déficit comercial teria sido compensada, no período considerado, pela formação de um superavit em invisíveis correntes e, principalmente, pela entrada de capitais de montante relativamente elevado. Até final do corrente ano não se prevê alteração significativa do ritmo de crescimento da actividade económica na generalidade dos países da Europa Ocidental, excepto no Reino Unido, cuja expansão se tem acentuado no decurso do ano. Em especial, no que se refere ao investimento privado, a julgar pelos inquéritos efectuados, não se estima sensível recuperação até final deste ano. Por outro lado, admite-se que a tendência observada, no 1.º semestre do corrente ano, para o abrandamento do acréscimo do consumo privado e do rendimento disponível persista na segunda metade de 1963, excepto no Reino Unido.

Todavia, importa notar que, em face da melhoria observada na situação do mercado de trabalho, a expansão da actividade económica encontra-se agora menos dependente do comportamento da oferta da mão-de-obra do que nos últimos anos. Após a interrupção, em 29 de Janeiro último, das negociações para a acessão do Reino Unido à C. E. E., o Conselho de Ministros da A. E. C. L., reunido em Genebra em 18 e 19 de Fevereiro do corrente ano, reafirmou a intenção de «trabalhar em conjunto para o estabelecimento de um mercado europeu unificado». Elegeu-se, como via mais adequada para a prossecução desta finalidade, o estreitamento dos laços que unem os países da Associação no âmbito da Convenção de Estocolmo.

Os órgãos executivos da Associação foram encarregados de preparar, com a maior urgência, um programa de acção tendo em vista, nomeadamente, a aceleração do processo de eliminação dos direitos aduaneiros e a celebração de acordos, em base bilateral ou multilateral, destinados à liberalização do comércio de produtos agrícolas. Ainda o Conselho Permanente e o Secretariado foram instruídos no sentido de apressar os estudos em curso sobre o regime de draubaque, direitos fiscais e taxas internas, regras de origem, produtos da pesca, etc. Do mesmo modo deveriam iniciar-se os trabalhos necessários ao estabelecimento de um sistema de consulta e cooperação em matéria de política comercial, económica e financeira ao exame de certos problemas específicos do comércio de produtos agrícolas e a uma mais estreita cooperação entre