Por seu turno, as despesas de investimento dos particulares, que no final de 1962 evidenciaram contracção, parece terem retomado a tendência expansionista anteriormente verificada, conquanto a ritmo menos acelerado, uma vez que continua a verificar-se elevado grau de capacidade produtiva por utilizar: no final do 1.º semestre do ano em curso, a quota de utilização da capacidade produtiva situava-se em cerca de 85 por cento para o conjunto da indústria norte-americana.

Embora o comportamento da construção e do investimento em equipamento tenha constituído a principal determinante da evolução experimentada pelo investimento privado, importa referir o acréscimo evidenciado pelo ritmo de constituição dos stocts, que quase duplicou no decurso do 1.º semestre de 1963.

Igualmente, ainda que de reduzida importância para o comportamento do produto nacional, deve mencionar-se o incremento experimentado pelo resultado positivo das transacções externas em bens e serviços, acentuadamente superior ao verificado entre os dois semestres de 1962.

Assim, parece poder atribuir-se à expansão observada nas despesas do sector público, que representam cerca de 19 por cento do produto nacional bruto, importância decisiva na ligeira elevação do ritmo de crescimento da economia norte-americana no 1.º semestre. Na realidade, as despesas governamentais em bens e serviços registaram, em relação à segunda metade 1962, acréscimo de 2,6 por cento, ao passo que o incremento entre os dois semestres do último ano se tinha situado em 1,6 por cento. Nos primeiros seis meses de 1963, o crescimento da produção industrial norte-americana processou-se, quando comparado com o observado no semestre precedente, a ritmo praticamente duplo do verificado entre os dois semestres do ano anterior - 3,1 e 1,6 por cento, respectivamente.

Assinale-se que esta aceleração da taxa de expansão da produção industrial se acentuou no decurso do período em estudo: o índice relativo ao 2." trimestre ultrapassou o correspondente aos três primeiros meses em cerca de 3 por cento.

Para este comportamento parece ter contribuído a maioria dos sectores industriais, devendo em especial destacar-se os acréscimos obtidos nas indústrias de automóveis - que se veio a reflectir na produção de aço -, de aparelhagem doméstica e de materiais de construção.

Por outro lado, de harmonia com os elementos disponíveis, parece terem-se alcançado resultados satisfatórios em 1963 na produção agrícola dos Estados Unidos. Aliás, a produção tende, a longo prazo, a aumentar mais rapidamente que o consumo, criando ao Governo um problema de difícil solução. Assim, no que se refere ao trigo, embora a produção no 1.º semestre de 1963 tenha sido inferior em cerca de 1 por cento à do ano transacto, os elevados atocha acumulados não parecem susceptíveis de baixar, a menos que se venham a concretizar as notícias recentemente divulgadas relativas à aquisição, em especial pela Rússia e China, de apreciáveis quantidades deste cereal. Por outro lado, o Governo dos Estados Unidos da América tem procurado encontrar mercados para os seus excedentes de trigo através, nomeadamente, dos programas de auxílio aos países do mundo ocidental. Em consequência do ritmo acelerado a que, por motivos de natureza demográfica idênticos aos dos restantes participantes no último conflito mundial, se tem processado o crescimento da oferta de mão-de-obra, o número

de desempregados elevava-se a 6,4 por cento do total de mão-de-obra civil em Junho deste ano. Convém, todavia, notar que se verifica tendência nitidamente contraccionista do nível de desemprego, visto que a economia norte-americana se mostra, de um modo geral, perfeitamente capaz de absorver o elevado acréscimo de mão-de-obra recentemente observado.

Apesar de grande número dos acordos de trabalho, negociados no decurso deste ano, terem estabelecido acréscimo das vantagens de segurança social em substituição de aumentos de salários - como se verificou, nomeadamente, com os acordos dos trabalhadores das indústrias de aço e alumínio -, não se interrompeu a contínua expansão dos salários médios horários, iniciada em meados de 1962.

Assim, no 1.º semestre deste ano o salário médio horário da indústria transformadora ultrapassou em cerca de 2 por cento o correspondente à segunda metade de 1962. Uma vez que, em igual período, os preços no consumidor - como, aliás, os preços por grosso - se mantiveram praticamente estacionários, o referido acréscimo de salários representou efectiva melhoria do rendimento

real da população activa.

contracção, situando-se em 30 de Junho deste ano em 15 638 milhões de dólares - contra 16 057 milhões de dólares no final de 1962. Por outro lado, o saldo positivo da balança comercial na primeira metade do ano em curso acusou incremento de 3,5 por cento em relação a igual período do ano anterior. Esta melhoria deve-se ao acréscimo das exportações, ligeiramente superior ao das importações - 2,6 e 2,3 por cento, respectivamente.

O referido aumento nas importações foi, em parte, determinado pela elevação das aquisições de bens de consumo, tendo-se verificado expansão das importações de matérias industriais menos intensa que em anos anteriores.

Saliente-se, ainda, que a elevação das exportações foi acentuadamente prejudicada pela greve dos trabalhadores das docas, no 1.º trimestre deste ano. O contínuo crescimento económico registado a partir do 2.º trimestre de 1961 constitui a expansão mais prolongada da economia norte-americana depois da Segunda Guerra Mundial.

Espera-se, contudo, que a expansão prossiga ainda em futuro próximo, para o que deve contribuir, em grande