vamento. Todavia, a evolução desta componente da despesa nacional depende ainda, em larga medida, do comportamento do saldo dos rendimentos de capitais, que, pela tendência evidenciada nos dois últimos anos, se espera seja desfavorável.

Situação financeira Preços e salários O nível de preços por grosso em Lisboa manteve-se praticamente estável em 1958 e 1959. Todavia, no ano seguinte subiu de 2,3 por cento, para o que concorreram fundamentalmente os preços dos produtos da indústria química. Em 1961, este índice geral voltou a apresentar-se estacionário, apesar do ligeiro aumento dos preços de combustíveis e lubrificantes, e no último ano registou novo acréscimo (3,5 por cento), devido, principalmente, aos preços dos produtos manufacturados e das bebidas e tabaco, apesar da descida dos preços dos produtos da indústria química.

Relativamente aos preços no consumidor, observou-se no triénio 1958-1960 ligeiro aumento do respectivo índice nas cinco cidades que são objecto de observação estatística,, especialmente no Porto e em Viseu.

Porém, em 1961, a avaliar pela média anual dos índices mensais, o nível de preços no consumidor baixou ligeiramente no Porto, tendo-se mantido praticamente estável nas restantes cidades consideradas.

No ano transacto agravou-se sensivelmente o índice relativo a Lisboa e Porto -respectivamente 4,7 e 8,6 por cento -, enquanto nas outras cidades a elevação do índice foi menos nítida. Para os aumentos observados nas duas principais cidades contribuíram fundamentalmente os preços da habitação, que se elevaram de 22 por cento em Lisboa e 13 por cento no Porto.

índices de preços

Nota. - Médias aritméticas dos índices mensais do Instituto Nacional de Estatística.

Quanto aos salários, não tem sofrido alteração a tendência ascensional que se delineou a partir de 1955 nas remunerações dos trabalhadores rurais. Essa subida foi particularmente acentuada no último ano, quer nos salários de homens, quer nos de mulheres - respectivamente 17,7 e 14,3 por cento. Por outro lado, os salários por profissões em Lisboa experimentaram também evolução crescente no último quinquénio, a qual se acentuou consideràvelmente nos dois últimos anos, em que os acréscimos foram de 4,4 e 7 por cento.

índices ponderados de salários

(a) Calculados pelo Instituto Nacional de Estatística - Base (100): 1958.

(b) Calculados pelo Banco de Portugal - Base (100): 1948. No 1.º semestre do ano em curso o índice de preços por grosso em Lisboa não experimentou variação sensível em relação a igual período do ano anterior (+0,5 por cento), apesar do acréscimo de 4,8 por cento nos preços dos produtos alimentares, compensado em parte pelas baixas dos preços de bebidas e dos produtos manufacturados que compõem o índice.

No entanto, voltou a registar-se elevação do índice de preços no consumidor, particularmente nítida em Évora e no Porto - respectivamente 4,8 e 3,3 por cento. Como