(Contos)

(a) Até Setembro, Inclusive.

O crescimento anualmente verificado no número de turistas estrangeiros entrados no País está registado no quadro seguinte, onde também se indica a permanência média do turista estrangeiro:

(a) Até Setembro, inclusive e Incluindo as ilhas adjacentes.

(b) Calculado em relação ao 1.º semestre. Ainda, para completar a visão de conjunto em matéria de financiamentos, apresenta-se um outro quadro contendo a discriminação geográfica, por distritos, dos auxílios financeiros e cauções prestados através do Fundo de Turismo com destino a realizações de interesse turístico.

Fundo de Turismo

(Contos)

(a) Abrange empreendimentos de interesse para mais do que um distrito, como, por exemplo, propaganda turística do Pais no estrangeiro. Finalmente, deve assinalar-se que se vem procedendo em conformidade com o artigo 22.º da Lei n.º 2117, de 19 de Dezembro de 1962, nos termos do qual «o Governo promoverá e acelerará os estudos para a elaboração de um programa de educação e formação, que deverá atender às necessidades nacionais nos aspectos científico, técnico e profissional».

Em discurso pronunciado em 7 de Maio de 1963, anunciou o Ministro da Educação Nacional estarem já em curso os trabalhos de planeamento da acção educativa. E, em nova exposição, de 26 de Julho, esclareceu e precisou os termos em que se vinham desenvolvendo esses trabalhos, que prosseguem.

A leitura dos referidos textos dá uma ideia segura dos fins que se tem em vista atingir, da orientação geral seguida, dos métodos ou processos adoptados. Por isso limitar-nos-emos aqui a algumas breves notas indicativas.

O esforço de planeamento fez-se assentar, todo ele, na indispensável distinção entre os aspectos qualitativos e os aspectos quantitativos. Esses aspectos entrelaçam-se, influenciam-se reciprocamente, mas são distintos, e logicamente a primazia pertence aos primeiros.

Em primeiro lugar, com efeito, há que considerar o sistema educativo na sua estrutura, renovando essa estrutura na medida do desejável e possível, não de forma