Esse comportamento das reservas cambiais dos países europeus da O. C. D. E. veio agravar, sem dúvida, o problema da liquidez internacional. Repare-se, a tal propósito, que a representação desses países passou de 44,2 por cento no fim de 1961 para 45,7 por cento em Junho de 1963, do mesmo passo que o valor das reservas dos Estados Unidos decaíam de quase 10 por cento.

Quando se confrontam as posições de Junho de 1963 com as de Dezembro de 1961, ressalta o caso da França, cujo incremento de reservas representou quase 72 por cento do acréscimo global. E se baixaram entretanto as disponibilidades da Itália, Reino Unido, Finlândia, Suíça e Turquia, bastaram os aumentos registados na Áustria e Espanha para compensar, no conjunto, o efeito dessas quebras, que, aliás, em termos relativos, não atingiram elevados valores, excepto nos casos da Finlândia e da Turquia. Como todos os restantes países puderam acrescer as suas reservas - especialmente Portugal, Países Baixos e Bélgica-, é evidente que a-grande maioria das moedas europeias viu reforçada, ou pelo menos mantida, a sua posição, especialmente em detrimento do dólar americano. A conjuntura nos Estados Unidos No fim do 2.º trimestre do ano em curso a economia americana mostrava tendência nítida para acelerar a sua expansão: de facto, enquanto a taxa média unual de acréscimo de rendimento era, no 1.º trimestre, em relação a 1962, de 3 por cento, essa taxa elevava-se a cerca de 4,5 por cento no período de Abril-Junho, devido principalmente aos impulsos das despesas dos consumidores em serviços, dos investimentos em novas construções e da melhoria das exportações de bens e serviços.

Conforme se refere no relatório do projecto de proposta de lei, os índices da produção industrial acusavam uma progressão continuada e sensível ao longo de todo o 1.º semestre, parecendo também que os resultados da produção agrícola terão sido satisfatórios. Contudo, a taxa de desemprego, avaliada pelo número de desempregados em relação ao total da mão-de-obra civil, mantinha-se ainda bastante elevada, apesar do movimento descensional que começou a notar-se claramente depois de Maio. No mercado monetário ter-se-á atenuado um tanto o anterior estado de tensão, apesar da continuidade do crescimento do volume de crédito distribuído, designadamente do crédito ao consumo.

Quanto às bolsas, o índice da Securities and Exchange Commission (base: 1957-1959=100) revela um movimento de recuperação mais ou menos continuado, depois da descida dos valores médios entre 1961 e 1962: o índice, que se situava em 117,9 em Setembro de 1962, subia para 128 em Dezembro desse ano, para 133,7 em Março, 142,5 em Junho e 148,2 em Setembro de 1963, melhoria que interessou mais ou menos todas as grandes classes de títulos abrangidas pelo índice. Será de admitir, seguindo o relatório do projecto de proposta de lei, que a expansão da economia americana continue ainda a curto prazo, por força, nomeadamente, da conjugação dos efeitos favoráveis do aumento, quer das despesas do Estado, quer da formação de capital fixo pelo sector privado e da redução dos impostos. Isto é: a procura interna deverá prosseguir como principal factor de impulso, mas, a avaliar pelos resultados ultimamente obtidos, poderá considerar-se que o incremento das exportações de bens e serviços venha a assumir no processo um papel significativo.

Em todo o caso, a evolução da balança de pagamentos não deixou ainda de suscitar sérias apreensões, se bem que numerosas providências hajam sido adoptadas, tanto para fomentar as exportações de bens e serviços, como para conter certas despesas no estrangeiro e a saída de capitais.

Reservas e responsabilidades dos Estados Unidos

(Milhões de dólares)

(a) Valores corrigidos.