Consequentemente, a taxa de cobertura das importações pelas exportações decaiu entre os períodos considerados, situando-se um pouco acima de 53 por cento em Janeiro-Setembro de 1963. No entanto, as razões de troca - depois de uma quebra nítida entre 1961 e 1962, que prosseguiu ainda entre os 1.os trimestres de 1962 e 1963 - melhoraram um tanto no 2.º trimestre, em virtude exclusivamente da subida do índice de valores médios da exportação, para decaírem novamente no 3.º trimestre pela conjugação de uma quebra do índice de valores médios da exportação e da alta do índice de valores médios da importação.

índices do comércio externo

(Base: 1960 = 100)

Nota. - Os índices foram calculados pelos serviços do Banco de Portugal com base numa «amostra» que representa cerca de 70 por cento das exportações e 63 por cento das importações globais da metrópole. O «índice de valor corrente» corresponde à relação percentual entre os valores correntes da «amostra» no período considerado (ano ou trimestre) e no período tomado para base (o valor anual ou a média trimestral de 1960). O «índice de volume» é um índice de quantidade, ponderado pelos preços do ano base.

Para o incremento das importações entre Janeiro-Setembro de 1962 e de 1963 concorreram principalmente as aquisições de algodão e fibras têxteis, de produtos químicos, de máquinas e aparelhos industriais e de embarcações. Na expansão das exportações pesaram, em especial, os vinhos, os resinosos, as cortiças e as matérias têxteis e respectivas obras.

Comércio externo da metrópole, por zonas geográficas

(Milhares de contos)

Observando a decomposição do comércio externo da metrópole por zonas geográficas, verifica-se que 65,5 por cento do acréscimo das exportações para o estrangeiro respeitaram aos países da A. E. C. L., enquanto a maior parte da subida das importações se reflectia nos «restantes países» e no Mercado Comum. Em consequência, ao passo que o déficit com os países da A. E. G. L. se reduzia ligeiramente, aumentava de 28,4 por cento o relativo aos «restantes países» e de 7,1 por cento o respeitante ao Mercado Comum.

Nas transacções comerciais entre a metrópole e as províncias ultramarinas o valor das exportações - facilitadas, sem dúvida, pelo novo sistema de compensações e pagamentos interterritoriais - elevava-se de 241 milhares de contos entre os períodos de Janeiro-Setembro de 1962 e de 1963. Mas como as importações aumentaram, entretanto, de 510 milhares de contos, o excedente metropolitano reduziu-se de 269 milhares de contos.

Apreciando os anteriores comportamentos, o relatório do projecto de proposta de lei estima um déficit comercial da metrópole com o estrangeiro em 1963 ligeiramente superior ao de 1962. E formula-se uma conclusão a que a Câmara dá inteiro acordo: «Torna-se deste modo urgente promover a melhor estruturação da actividade económica nacional, com vista ao incremento das exportações, apresentando-se simultaneamente indispensável organizar convenientemente o respectivo sistema de distribuição nos mercados externos, uma vez que a expansão das vendas ao estrangeiro constitui, a par das receitas provenientes do turismo, uma das vias que permitirão obter melhor posição da balança de pagamentos». De facto, parece que se está longe ainda de uma exploração racional e extensa dos mercados externos, mesmo no quadro actual da nossa produção; e para que possam assentar-se com satisfatória justeza os planos de futuras produções, que as condições específicas do País tornam viáveis, indispensável se mostra conhecer as possibilidades de absorção por tais mercados e adaptar a apresentação dos produtos às exigências desses mercados. Vejamos, por fim, a evolução do comércio entre as províncias ultramarinas e o estrangeiro, cuja importância, como vimos, é também primacial no comportamento da balança geral de pagamentos internacionais.

O quadro seguinte, elaborado com base nas estatísticas de liquidações cambiais, mostra que a causa da variação negativa dos saldos entre 1961 e 1962 foi a excepcional expansão das importações (47 por cento), pois que as exportações ainda se acresceram de quase 11,5 por cento.