Valores das liquidações

(Milhares de contos)

(a) Não compreende as exportações de diamantes do Angola.

(b) Compreende apenas as operações liquidadas através do sistema bancário da metrópole.

Entre os períodos de Janeiro-Setembro de 1962 e de 1963 ter-se-á operado uma sensível melhoria de resultados - apesar de uma quebra das exportações -, devido à contracção muito substancial das importações. Admitindo que o montante das exportações haja recuperado a linha de crescimento anterior, o saldo do comércio ultramarino com o estrangeiro deverá em 1963 vir a aproximar-se dos valores médios atingidos no triénio de 1959-1961, posto que, talvez, sem atingir o nível dos 2 milhões de contos, pois naqueles valores médios se reflectiam ainda as exportações de minérios da Índia Portuguesa. Moeda e crédito Os meios totais de pagamento, imediatos e quase imediatos, que em 1961. haviam subido apenas 641 milhares de contos, voltaram a apresentar em 1962 uma expansão acentuada: cerca de 11,8 por cento, ou sejam quase 6450 milhares de contos. Esta expansão foi acusada principalmente pelos depósitos ;à ordem e a prazo e deveu-se, em 47,4 por cento, ao acréscimo das reservas de ouro e divisas e, em 36,4 por cento, ao do crédito bancário (incluindo a tomada de promissórias).

Simultaneamente, como se mostra no quadro seguinte, a maior parte do incremento do stock monetário global correspondeu à «moeda escritural» criada pelas diversas instituições de crédito na sequência das suas operações de crédito: a representação da emissão monetária do Banco de Portugal desceu de 44,4 por cento em 1961 para 42,8 por cento em 1962, indicando quebra de «liquidez real» do mercado monetário. E a relação entre a referida «moeda escritural» e os meios de pagamentos emitidos pelo Banco de Portugal e Casa da Moeda elevou-se, entretanto, de 1,215 para 1,298, quando em 1958 se cifrava em 0,922.

Por outro lado, confrontando este comportamento do stock monetário com o da produção de bens e serviços deverá concluir-se que baixou de novo a velocidade-rendimento do dinheiro.

Meios de pagamento e seus factores

(Milhares de contos)