Entre as medidas em prol da exportação que considero indispensáveis para uma segura consecução nos objectivos a atingir deverá situar-se uma efectiva disciplina de actividade, aliada a uma real cooperação entre organismos oficiais - dos quais é de destacar o Fundo de Fomento de Exportação, com papel importante e responsável a desempenhar - e todos os elementos colectivos de cada sector comercial ou industrial.

Já o ano passado aqui referi, e com mais actualidade importa repeti-lo agora, que uma perfeita e coordenada conjugação de esforços em estreita colaboração, com disciplina sábia e criteriosamente imposta, e com necessário reconhecimento de intervenção directa de experiente e conscienciosa actividade privada, com organização associativa de acção positiva, deverá pautar as directrizes de política económica externa.

Há sectores devidamente organizados e integrados no sistema corporativo cuja acção de conjunto tem dado já provas seguras de que a união faz a força, com resultados que serão sempre a expressão da vitalidade e do dinamismo que os seus dirigentes lhes queiram insuflar.

É já realidade o grémio das actividades têxteis algodoeiras a que estou ligado. Congratulando-me com a sua criação, sobretudo pela audiência devida e justa que através dele se não negará, em respeito e homenagem ao magnífico contributo que o sector expressivamente confere à estruturação e consolidação dos valores sociais e económicos nacionais, creio firmemente que tal organismo muito contribuirá para o .aperfeiçoamento de coordenação interna e de seguro planeamente da actividade externa, incrementadores do desenvolvimento dos mercados estrangeiros.

Vozes: - Muito bem!

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente e Srs. Deputados: destacando a influência das actividades ligadas à produção e comércio dos produtos têxteis do algodão, desejarei referir alguns números que. sendo suficientemente expressivos e argumento irrefutável quanto ao presente e promissora expectativa em relação no futuro, implicam também grave responsabilidade a dirigentes e dirigidos, para que se conduza a nossa política de exportação com prudente e criteriosa disciplina, quer na planificação, quer na coordenação e na execução. Este postulado implica a permanente audiência da opinião responsável e estruturada das actividades privadas, que, defendendo os interesses económicos e sociais que representam, melhor servirão o País por coordenada cooperação oferecida à superior e zelosa orientação dos poderes públicos responsáveis.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - E se mo permitem oferecerei agora os números de exportação dos têxteis de algodão, citando os dos anos de 1960, 1961, 1962 e 1963 (Janeiro a Agosto), em tonelagem, respectivos valores nas saídas globais para os mercados do estrangeiro e do ultramar:

Destaque-se que os números indicados para 1962 representam mais de 15 por cento do valor global das nossas exportações.

O sensível recuo verificado de 1962 para o ano corrente, pois os números referentes aos oito primeiros meses do corrente ano assim o deixam prever, resulta fundamentalmente de limitações resultantes nas vendas para os Estados Unidos da América, mercado para o qual as saídas de fios e tecidos atingiram, no ano passado, 9245 t, com o valor de 367 000 contos, aproximadamente, quando no ano decorrente, não deverão atingir as 7000 t, com 3316 t e o valor de 129 000 contos no período de Janeiro a Agosto.

Aspecto relevante a citar liga-se com as exportações para o Reino Unido, que fixando-se no ano de 1961 em 3928 t, com o valor de 181 604 contos, oscilou ligeiramente em 1962 para 3945 t, com o valor de 152 531 contos, para após intensa prospecção do mercado, perfeita adaptação às qualidades e tipos e confiança conquistada, se alcandorarem à promissória realidade de 3884 t, equivalentes a 174 374 coutos, nos oito primeiros meses do corrente ano, e atingindo 5701 t e 257 303 contos em Outubro findo, ocasião em que entraram em vigor os ajustamentos recentemente- fixados por acordo comercial afecto aos têxteis.

As perspectivas magníficas de crescimento evidenciadas neste mercado ficarão definidas para o próximo ano em números que deverão orçar as 5000 t em fios e tecidos, quantitativos que sinceramente .esperamos possam ser ampliados, de forma apreciável, ao fim do prazo fixado para o acordo em vigor.

Tal o faz prever o interesse do mercado e a confiança e garantias oferecidas pela produção e comércio, pormenores que são sobejamente confirmados pelo volume de contratos celebrados, quer na indústria, quer nos exportadores.

Confiamos mesmo em que este mercado reassuma a posição aberta anterior, pois que assim o justifica a ba-[Continuação]