estudante, após o compreensível choque nervoso, reagir naturalmente em ambiente que não seja de pressão; outro tanto não sucede com os dez minutos de provas orais, tempo em que examinando é posto frente ao aludido choque, aos humores dos júris, à desigualdade dos mesmos e a certos pessoalismos que tantas vezes anulam uma prova que, em caminho recto, sem desvios provocados por interrupções, seria meritória.

Defendido este critério, entendemos que deveriam ser dispensados das provas orais, excepção concedida às aludidas línguas, os alunos que na soma das provas escritas obtivessem a média aritmética de 12 valores.

Descontraíam-se os ambientes liceais, em períodos de exame sujeitos a incidências pressionarias, por razão do número de examinandos que urge aliviar, tendo em conta que esse número dentro de anos é de tal forma elevado que a actual orgânica administrativa, quer dos liceus, quer das escolas técnicas, dificilmente lhe dará arrumo e escoamento. No que concerne aos exames de admissão aos liceus e escolas técnicas, dada a imperiosa necessidade de alargar a escolaridade, torna-se inadiável a sua abolição.

Sr. Presidente: para a escolha da atribuição que deve caracterizar a do educador várias são as teorias que se apresentam, firmadas todas elas na tradição histórica, na experiência pedagógica e na especulação filosófica.

De qualquer forma, o bom pedagogo, o pedagogo ideal, é o que reúne os atributos e a aptidão que se encontram nos homens raros.

Mas como a pedagogia tem de contentar-se com as realidades humanas, há que resumir as suas exigências às de um pedagogo revestido de personalidade e que tenha vocação. Seja como for, o educador terá de reunir um conjunto de qualidades físicas, intelectuais e morais que o imponham ao educando.

Da escolha dessas qualidades e da preparação pedagógica do professor se encarrega o chamado estágio pedagógico.

Este vem realizando-se nas escolas do magistério primário, para este gr au de ensino, e nos liceus normais, para o chamado secundário.

No que concerne ao superior, adopta-se outro regime, o que revela uma diferenciação metodológica quanto aos problemas do ensino e da educação.

Estes não poderão ser olhados de relance, em sectores particulares numa visão assistemática dos grandes problemas que terão de ser ligados por um espírito de unidade, já que o conceito da educação é um conceito unitário.

É indispensável um planeamento geral que faça prevalecer um escalonamento interligado de graus e ramos de ensino, sem o que se perderá aquela unidade na variedade, que é característica do vasto agro educacional.

A preparação pedagógica conveniente do professor e a sua valorização profissional e social são das tarefas mais importantes do Estado.

O chamado estágio pedagógico tem de se alicerçar em novas bases, quer o do ensino primário, quer o do ensino secundário.

O exame de aptidão aos estágios no ensino liceal e técnico vem faze ndo-se numa base de erudição, alguma dela espúria; apoia-se algumas vezes numa repetição tautológica de provas, fazendo tábua rasa da de licenciatura que a Universidade confere.

Vozes: -Muito bem!

O Orador: -Os factos comprovam o exemplo de professores que não passaram a barreira do exame de aptidão, mas que pelo seu mérito foram convidados para professores do ensino universitário.

A prova de selecção, que unicamente segue a erudição, com exclusão das provas de aptidão prática, onde fala alto a vocação, não é prova, denotando a teorização, que malsina a utilidade de muitos dos nossos textos legislativos.

O actual sistema, pelo modo como opera a selecção dos valores, pela índole das matérias e pelos métodos que utiliza, não satisfaz.

Quando o exame de aptidão à função docente se estabeleceu, as realidades escolares, sociais e educativas eram umas; hoje essas realidades revelam-se a incidências bem diferentes.

Se o estágio pedagógico pretendia adquirir para as escolas do Estado um escol docente - mesmo passando sobre a dúvida de que pelo actual regime de estudos e provas o tenha conseguido -, a verdade é que falhou.

Encontra-se presentemente servido por uma multiplicação de professores eventuais, uma quarta parte dos quais não tem sequer a licenciatura. Estes professores, que em 1957-1958 eram da ordem de 164 do sexo masculino e 261 do sexo feminino, sobem já no ano de 1961-1962, respectivamente, para 309 e 533; por outro lado, o número de professores efectivos e de auxiliares não sofreu sensível aumento, salvo os agregados, que de 2 e 152 sobem no mesmo período para 23 e 203.

Se conviermos em que o actual estado de coisas não é eficaz nem deverá manter-se, com o que todos estamos de acordo, faça-se uma revisão imediata da orgânica estagiária, cuja preocupação primordial será a de formar o professor e a de lhe descobrir, entre outros requisitos, o da personalidade e o da vocação.

Tal orgânica deverá ser aberta a todos os raros aspirantes à docência média e superior, porquanto a educação de todos os graus carece nesta hora de muitos e bons professores. Isso o implica não só o prolongamento da escolaridade, como o fluxo estudantil, que nos liceus oferece já hoje um índice que anda pelos 60 000 alunos e dentro de 10 anos se aproximará dos 150 000. enquanto as escolas técnicas, frequentadas por 130 000 alunos actualmente, oferecem já para daqui a 10 anos uma previsão de 300 000.

Todo o licenciado em Letras e Ciências, assim como o de qualquer curso superior que dê acesso ao estágio, entrará directamente neste.

O ensino ficará assim com largas possibilidades de recrutamento numa série de professores pedagogicamente