O Orador: - O Instituto de Svalõf, na Suécia, considerado um dos primeiros organismos mundiais de melhoramento de plantas, completou 75 anos em 1961 e a sua produção, no campo dos cereais e forragens, foi de 174 novas formas, o que equivale à média anual de 2,3.

A nossa média eleva-se a 8,7.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Faltaria a um imperativo de consciência se não acentuasse que este alto nível de produção só foi possível graças ao interesse que a Estação sempre mereceu às instâncias superiores, ao Ministério da Economia e, além deste, ao Ministério das Finanças e ao Ministério das Obras Públicas, aos quais muito deve; e não esqueço a colaboração preciosa e verdadeiramente dedicada da Federação Nacional dos Produtores de Trigo, cujo início se deu na época em que os meus saudosos amigos Dr. José de Andrade Lopes e Eng.º Saraiva Vieira eram, respectivamente, presidente o delegado do Governo daquela instituição.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Tem sido mantida com a melhor compreensão e o mais elevado espírito construtivo por todas as direcções a colaboração a que me acabo do referir.

Mais tarde a Estação passou a receber também valioso apoio da Junta Nacional dos Produtos Pecuários, e durante algum tempo teve-o igualmente da Junta de Exportação dos Cereais, sobretudo no período em que colaborámos activamente na montagem dos trabalhos de melhoramento de cereais e forragens em Angola e Moçambique, para onde foram técnicos preparados pela Estação de Elvas muito principalmente destinados aos quadros da Estação de Melhoramento de Plantas de Angola, transformada recentemente no Instituto de Investigação Agronómica.

Tive a satisfação de visitar este organismo em Outubro do ano passado, quando ali tomei parte nas IV Jornadas Silvo-Agronómioas por honroso convite do Governo-Geral, e foi-me dado ensejo de admirar a sua estrutura, o magnífico corpo de pessoal científico de que dispõe e os estudos em curso, garantia de uma eficiente e valiosa projecção no desenvolvimento agrícola da economia angolana.

Toda aquela actuação da Estação de Melhoramento de Plantas de Elvas teve e tem importante reflexo na economia do País. Bastará dizer que os aumentos de produção das variedades por ela obtidas, relativamente às que a lavoura utilizava anteriormente, podem computar-se em 8 a 23 por cento nos trigos, 15 por cento nas cevadas, 20 a 80 por cento nas aveias e 20 a 79 por cento nos milhos híbridos.

Nas forragens é difícil indicar percentagens, por falta de termo de comparação; sabe-se contudo que as produções de matéria verde das formas anuais variam entro 15 t e 30 t por hectare.

Quanto às forragens permanentes, os prados semeados revelam capacidade de apascentamento quádrupla da que possui a pastagem natural em pousio de um ano.

Tendo em conta os volumes de sementes seleccionadas das variedades de trigo da Estação vendidas pela Federação Nacional dos Produtores de Trigo; as quantidades de covada para semente e as destinadas à indústria; o volume das aveias, cuja utilização cobre hoje praticamente o País inteiro; o aumento de produção determinado pelos milhos híbridos, embora eles não tenham ainda a expansão

desejável, tendo em conta todas estas circunstâncias, ia dizendo, pode

afirmar-se com segurança que a projecção da Estação de Melhoramento de Plantas na economia do País de 1953 a 1961 se traduz em valor superior a 750 000 contos.

Vozes: - Muito bem!

r, a Carta dos solos, as cartas agrícola, florestal e pecuária, a carta de capacidade de uso do solo e, por fim,- a carta de ordenamento.

Deve-se ao saudoso Eng.º Pereira Caldas, como Subsecretário de Estado da Agricultura, o despacho que mandou proceder a esses estudos, denominados, no seu conjunto, pela designação de Plano de fomento agrário, e que em 1958 se passou a intitular Serviço de reconhecimento e ordenamento.

Esses estudos foram reforçados e intensificados a partir de 1950 e puderam prestar ao Ministério das Obras Públicas valiosos elementos para a elaboração dos projectos respeitantes ao Plano de rega do Alentejo, notável iniciativa do Sr. Ministro das Obras Públicas, Eng.º Arantes de Oliveira. Este facto foi possível porque se fez incidir a partir de 1955 toda a acção dos serviços respectivos nas províncias alentejanas.

Mas como a melhor distribuição de culturas se deve fazer não perdendo de vista a possibilidade de elevar o nível de fertilidade das terras, a fim de não destinar à floresta solos que, melhorados, são susceptíveis de suportar culturas indispensáveis ao sustento das populações, e os estudos de reconhecimento agrário ainda não podiam fornecer os elementos necessários ao ordenamento, procurou-se não perder tempo.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Pôs-se assim em execução em 1954 toda uma série de medidas que constituíram o Movimento de Intensificação Agrária, alicerçadas na base de uma maior produção de matéria orgânica, condição indispensável a qualquer aumento de fertilidade dos solos e consequente elevação da sua capacidade produtiva. E isto porque os adubos minerais, tão necessários às altas produções, não podem evidenciar as suas faculdades se lhes falta o fundo orgânico nas terras.

Preparou-se pessoal técnico de investigação e do extensão, dando-se primazia a esta última, nos melhores centros da Europa e dos Estados Unidos.

Promoveram-se campanhas de forragens, adubações, calagens, milhos híbridos, arborização, higienização e melhoria do leite.