mesmo estamos aqui a preconizar revisões, exames e acertos que beneficiem os preços dos produtos agrícolas na origem. No entanto, sustento que uma revisão pura e simples no sentido da alta conduz a uma inflação de efeitos perigosos, ate por serem muito difíceis de dominar.

O Sr. Amaral Neto: - O que eu vejo é inflação sem revisão de preços e, portanto, pedia a atenção de V. Ex.ª para o facto de que não se pode relacionar a inflação necessariamente com essa revisão, porque a inflação já se deu sem a revisão.

Não está demonstrado que os preços na origem condicionem necessariamente os preços no consumidor.

O Sr. Sousa Meneses: - Neste momento, e na realidade, está-se a passar um fenómeno no País que confirma as palavras do Sr. Deputado Amaral Neto. A minha mulher, que manda à praça, está a pagar hoje mais caro produtos do que pagava há oito ou dez dias atrás. E eu pergunto se deste «a mais» que eu pago resulta algo em benefício do produtor.

evitar a alta dos preços. E seria essa alta, uma vez permitida na totalidade ou em escala muito próxima, aquela que passaria a figurar na base de uma espiral ou de um círculo vicioso que de modo nenhum queremos, nem o Sr. Deputado Amaral Neto quer, ver instalados e desencadeados no nosso país.

Algo haverá a rever no hipertrofiado sector dos intermediários, com o fim determinado de coibir a especulação e toda a intromissão desnecessária ou de utilidade económica duvidosa.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - E essa tarefa tão urgente como indispensável deverá traduzir-se em benéficos efeitos para o produtor agrícola, no entanto a margem em que se processam as actividades a suprimir n fio será, afigura-se-me, suficientemente larga para absorver os aumentos de preços requeridos, não pela insatisfação da lavoura formulada em termos radicais ou absolutos, mas até mesmo pela razoável insatisfação que se limita a solicitar as compensações estritamente justas.

Este terreno em que se desenvolve e enraíza tão momentoso problema é muito difícil de percorrer e não há como usar de toda a prudência para não se cair em algum atoleiro do qual não possa a gente livrar-se ou sair sem desesperados sacrifícios.

Também eu peço uma revolução para o sector rural, mas uma revolução de paz frutuosa, solidamente alicerçada em bases de equilíbrio, numa resoluta frente de acção que não leve tão adiante a ansiedade das aspirações que possa comprometer a segurança dos métodos e a bondade dos resultados.

Assim, quando o Sr. Ministro da Economia nos afirma que «a revisão selectiva de preços é indispensável, em especial para aqueles produtos cuja produção interesso, fomentar», ou nos fala de «produtos que se encontram dentro da orientação selectiva de preços com intuito de fomento de produção agrária, embora tal não exclua correcções que se possam fazer quanto a forma de comercialização e remuneração de outros produtos agrícolas», ou nos diz ainda que «o fomento da agricultura, e em especial dos produtos de qualidade, seria comprometido se não fosse apoiado por uma melhor comercialização e apoio industrial», que se encontram já elaborados «os projectos de diploma de comercialização» e que está «indicada a orientação» regida pela trilogia coordenar, concentrar e regionalizar - em termos dados a conhecer -, torna-se evidente que os caminhos mais próprios estão a ser abertos com o fôlego e a justeza das nossas possibilidades

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente: procurei até aqui oferecer um esboço de apreciação da matéria em debute. Esboço geral e limitado ao tempo e aos recursos de que disponho. Mas cube-me o dever de abrir e consagrar um parêntese a certas particularidades ligadas a agricultura açoriana, designadamente à das ilhas de S. Miguel e de Santa Maria, visto a maior soma de aspectos ou a sua quase totalidade ter sido necessariamente tratada na parte geral das minhas considerações

Algumas vezes invoquei os inconvenientes resultantes da distância a que os Açores se encontram da metrópole, como argumento justificativo de determinadas solicitações. E sempre me contive na razão do argumento, fazendo tudo por não a exceder ou exacerbar. Assim, julgo ter recorrido sempre e a propósito a verdade com o cuidado e a honestidade de a dizer.

O problema dos transportes, por exemplo - dos transportes por via marítima-, e dos encargos deles emergentes para a economia açoriana, não deixou de ocupar a aqui para servir com honra e brio, sem prejuízo dos meus direitos de pronta, vigorosa e implacável defesa.