Deve notar-se que a capitação do produto interno bruto se refere ao continente e à sua população e que as receitas incluem as das ilhas adjacentes, assim como a população.

Tendo em conta estas diferenças, que aliás não influirão muito nos elementos apurados, nota-se que o índice da capitação do produto interno bruto só arredonda em 153, enquanto o da capitação das receitas ordinárias atinge 174. Este resultado confirma o que já acima se escreveu sobro a evolução do produto bruto.

Há interesse em analisar em pormenor a evolução das receitas ordinárias e suas capitações nos anos que decorreram de 1952 a 1962 e compará-las com a do produto bruto. Os índices revelam algumas anomalias, que uma análise mais profunda situará no desenvolvimento económico e na influência que porventura tenha exercido a aplicação dos planos de fomento.

Origem das receitas Já se indicou que as receitas totais subiram pura 15 183 319 contos e que o maior aumento teve lugar nas receitas extraordinárias.

A seguir vêm as receitas totais, nos últimos dois anos, com indicação dos saldos dos anos económicos findos utilizados:

Outras receitas extraordinárias representam 3 332 000 contos. Nesta cifra os empréstimos atingem uma soma muito alta, da ordem dos 2 700 000 contos. Não atingiam esta cifra em 1961.

Nos últimos quatro anos há grande aumento de empréstimos. Nos diversos incluem-se autofinanciamentos de organismos do Estado que se indicarão adiante.

Saldo de contas O saldo da conta de 1962 determinou-se da forma seguinte:

A diferença para mais entre as receitas e despesas ordinárias ultrapassou 3 000 000 de contos e o desnível entre as receitas e despesas extraordinárias também foi grande, da ordem de 2 707 000 contos, para menos. Assim, os excessos de receitas ordinárias influíram no sentido de reduzir o recurso ao empréstimo.

Este grande excesso de receitas ordinárias facilitou a vida orçamental de 1962, que foi ano de grandes despesas.

Adiante se notará o reforço da despesa normal, isto é, da que normalmente corresponderia ao gradual acréscimo deste grande capítulo orçamental. Com o excesso de receitas, proveniente em parte do reforço da tributação, foi possível passar o ano sem grandes dificuldades de tesouraria e reduzir o recurso ao empréstimo.

Receitas orçamentadas e cobradas A diferença entre as receitas ordinárias orçamentadas e cobradas foi de l 314 842 contos, semelhante ao de 1960. Em geral, estes desníveis atingem somas relativamente altas, mas o de 1962 é inferior ao de 1961. Neste ano atingiu cifra superior a l 800 000 contos.

As receitas orçamentadas indicadas no mapa incluem já as alterações produzidas durante o ano com os respectivos ajustamentos. O orçamento estimara as receitas ordinárias em 9 481 000 contos.

No quadro a seguir incluem-se as receitas orçamentadas e cobradas em diversos anos, assim como as diferenças, sempre para mais:

É de notar que o aumento na diferença entre receitas orçamentadas e cobradas se elevou muito a partir de 1950. Neste ano fora apenas de 256 922 contos. Subiu já perto de 2 000 000 de contos em 1961 e desceu para cerca de l 315 000 contos em 1962.