níveis de rendimento das populações, não resolve um problema crucial. Significa, até certo ponto, desperdício de investimento numa actividade onde a relação capital - produto já de si é baixa.

Ainda há largas malhas a preencher nesta matéria, sobretudo nos pequenos aglomerados rurais.

A contribuição predial e os rendimentos colectáveis Convém pôr em destaque as contribuições prediais rústicas e urbanas nas suas relações com os respectivos rendimentos colectáveis:

No quadro nota-se a aceleração dos rendimentos colectáveis da propriedade urbana, com um correspondente acréscimo na contribuição predial. Assim, a verba principal, neste caso, passou de 163 920 contos, em 1950, para 327 089 contos, em 1962. Os rendimentos colectáveis também quase dobraram para 2 954 289 contos.

No caso da propriedade rústica, as cifras quase estacionaram. Ao rendimento colectável de 1950 (1 102 054 contos) corresponde um pequeno aumento., pois idêntica cifra atingiu apenas 1 472 480 contos. Não surpreende, assim, a pequena subida da contribuição predial rústica.

Repartição da contribuição predial Continua a repetir-se o fenómeno já apontado da importância da contribuição predial urbana nos grandes centros e da sua fraca influência noutros em que predominam os rendimentos agrícolas. Os distritos de Lisboa e Porto, com índices de relação da ordem dos 16, em Lisboa, e de 5, no Porto, distanciam-se consideravelmente dos outros distritos, como se pode verificar no quadro a seguir:

Os casos de Bragança e distritos alentejanos, com coeficientes de relação inferiores ou iguais a 0,3, mostram a sua formação agrícola e indirectamente o seu estilo de vida.

Com coeficientes superiores a 1 só aparecem Setúbal, Funchal e Angra do Heroísmo. Próximo da unidade estão faro o Aveiro. Até Coimbra e Braga se distanciam bastante.

Relação entre os rendimentos colectáveis e a contribuição predial As relações entre os rendimentos colectáveis urbano e rústico e o total desses rendimentos, assim como as da contribuição predial rústica e urbana e o seu total, têm grande interesse quando examinadas por distritos, porque podem mostrar a sua própria estrutura.