No caso da contribuição predial rústica, a percentagem maior compete a Santarém e Évora, seguida por Portalegre. Este último, que tem uma percentagem de 3,4 por cento no total, liquida apenas 1,2 por cento da urbana.

O exame de outros distritos revela desproporções similares.

Adicionais Os adicionais à contribuição destinados às juntas distritais, câmaras municipais e turismo constam do quadro seguinte:

A verba maior em progresso atinge 136 334 contos e respeita às câmaras municipais. Um exame da sua distribuição revela a grande percentagem que cabe aos dois municípios de Lisboa e Porto.

A verba de 1962 é um pouco superior à de 1961, mas a evolução tem sido lenta.

Por estas e outras razões, há grandes disparidades nas receitas dos municípios: os de fraca industrialização, como é a maior parte deles, têm receitas muito baixas. Daí atrasos nas zonas agrícolas.

Contribuição industrial Pela primeira vez a contribuição industrial ultrapassou 1 milhão de contos, fixando-se em 1 026 600 contos, números redondos. Se for considerado que em 1950 a contribuição industrial não passou de 637 800 contos, ter-se-á a noção do caminho percorrido. Quase o dobro em 1962.

Não parece ser excessiva a cobrança em muitos casos, mas há certamente abusos noutros.

O problema não é fácil e a técnica dos lançamentos é complexa.

Há, porém, organismos que, por motivos diversos, entre os quais podem ser dificuldades momentâneas, alheias à própria gestão, às vezes se vêem em embaraços. Terá de haver maleabilidade nestes casos, tanto mais que em geral os problemas das cobranças da previdência se acumulam nestes momentos.

Os índices de aumento da contribuição industrial constam do quadro que segue.

Na base de 1938 igual a 100, o índice de 1962 atingiu 541.

O produto nacional bruto e a contribuição industrial A percentagem da produção, industrial no produto interno bruto ao custo dos factores e a preços correntes, que havia ultrapassado a casa de 46 nos dois últimos anos, recuou para 45,6 em 1962. O produto interno bruto derivado das indústrias a preços correntes aumentou cerca de J milhão de contos entre 1961 e 1962, mas o produto bruto total, nos termos expostos, subiu bastante mais - cerca de 3 500 000 contos. Daí o recuo da percentagem a que se aludiu acima.

Para os anos que decorreram desde 1952, o produto bruto derivado das indústrias e a sua percentagem em relação ao total constam do quadro seguinte:

(a) Os valores desta coluna compreendem os referentes a Industrias extractivas, Industrias transformadoras e construção, electricidade, gás, água e serviços de saneamento e transportes e acumulações.

A influência da produção industrial aumentou muito nos últimos dez anos.

Pode talvez dizer-se terem sido as indústrias o principal esteio da economia nestes últimos tempos e, dadas as circunstâncias, não será optimismo esperar um desenvolvimento muito maior.