As despesas ordinárias em relação às receitas Uma das características das contas á o elevado excesso de receitas ordinárias sobre idênticas despesas. E é de notar que o volume deste excesso se acentua com os anos.

Atingiu mais de 3 milhões de contos em 1962, quando não passava de 92400 contos em 1938.

O fenómeno acelerou-se a partir de 1950, como se nota adiante:

Milhares de contos

Embora o exercício de 1962 mostre um bem modesto aumento de excessos de receitas ordinárias (apenas mais 252500 contos), é certo que em relação, por exemplo, a 1950 o salto foi de 2298200 contos, o que é considerável.

É este excesso que tem impedido maior recurso ao empréstimo. Tem servido para liquidar não só despesas excepcionais ligadas com a defesa nacional, mas outras relacionadas com grande número de melhoramentos públicos. Nos Encargos Gerais da Nação a despesa elevou-se a 1955251 contos. Incluem despesas relacionadas com a defesa antigamente inscritas noutros Ministérios. O total distribui-se como segue:

O acréscimo teve lugar em maior, escala na dívida pública. Os seus encargos têm aumentado muito nos últimos anos, como já se fez notar, aproximando-se de 1 milhão de contos. Nas outras rubricas do quadro há a notar o aumento de 14511 contos na Presidência do Conselho e outras alterações de menor importância. Na Presidência da República a verba mais saliente é a da Secretaria (2207 contos). As outras despesas são as da remuneração do Chefe do Estado (576 contos), da Casa Civil (85 contos) e da Chancelaria das Ordens (45 contos). Na Presidência do Conselho inscrevem-se hoje as despesas de diversos serviços. Em súmula, a despesa total em 1962 foi a discriminada a seguir.

Houve o aumento dá 14511 contos, que se deu nos serviços da Presidência e do Ministro Adjunto, no Secretariado Nacional da Informação e nos serviços de aeronáutica, que representam a maior parcela.

Outros encargos gerais No Ministério das Finanças inscrevem-se como encargos gerais os da dívida pública, Tribunal de Contas, Junta do Crédito Público e pensões e reformas, que tiveram a despesa que segue: